Estudo - Os traumas da vida de Mefibosete (137 Davi, Esboços e Sermões, Fé, Mefibosete) – esboço
- mefibosete
Traumas de Mefibosete
Texto chave - 2 Samuel 9:1-9
O que é trauma?
A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e
mantém um significado de ferida. Já no contexto psicológico o trauma é
considerado como uma interferência forte o suficiente para não permitir que uma
ação original aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o
direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada
por forças externas de seu projeto de vida.
A história de Mefibosete
A Bíblia narra em II Samuel a história de um
homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem
de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna
aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história
dele, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.
O que tem te afastado da posição de príncipe?
Uma queda (pecado), forças externas?
Ele é o que podemos denominar O COLECIONADOR DE
TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis,
frustrações e angústias. O histórico de vida dele nos mostra que os traumas
começaram na sua infância.
O significado do nome Mefibosete
O primeiro nome dele tinha sido meribe-baal (O
senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu
nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge
Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
O príncipe, herdeiro do trono, agora é um homem
envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.
Os traumas da vida de um Príncipe
1- O trauma físico
(II Sm 4) – O trauma físico sofrido por
Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente.
Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas
espadas, defender o rei, Ele não conseguia, imagine a frustração de ver todos
os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir.
O trauma físico veio acompanhado de outra notícia bombástica, de uma dor
terrível.
2 - O trauma familiar
Imagine alguém chegando à porta de sua casa
gritando: TEU PAI É MORTO E TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia
chegou aos ouvidos dele, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Naquele
momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.
3 - O trauma emocional
As dores físicas e familiares causaram nele uma
dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um
dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de
cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8) Ser
chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm
16:9) O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e
sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
4 - O trauma social
Em conseqüência do trauma físico e familiar
Mefibosete é levado a um lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do
esquecimento) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada
aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar
do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte
anos. Ele era um homem que tinha nascido para viver de tragédias, ou melhor,
não viver. Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode
sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da
ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em lô debar. O rei Davi se lembrou
da aliança que tinha feito com Jonatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita
com você. O posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus. (
restituição)
5 - O trauma espiritual-
Os complexos, feridas na alma causaram na vida
de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos
os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas. Ele talvez
tinha esquecido da ação de Deus, talvez este não se lembrava mais das vitórias
que Deus tinha concedido ao seu pai Saul.
Ele era oprimido espiritualmente,e andava se
arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes
crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl.
57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)
Diante de tudo isso, de todas as frustrações o
Rei olha para um homem lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe,
foi assim que Davi olhou para Mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de
Jesus diz que ELE fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé
te salvou. Deus não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um
príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto
como príncipe.
A restauração de Mefibosete
A restauração começa em Jerusalém, Ele foi
levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na
sua vida pode começar com os princípios existentes na ação de Mefibosete:
1- Mefibosete foi ao Rei como estava.
A bíblia narra à história de uma mulher
sírio-fenícia que foi até Jesus e se humilhou na presença dele de maneira
semelhante à ação dele.
2- Mefibosete reconheceu sua situação.
Para que haja restauração é necessário
reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado
tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2) O povo de Israel precisou reconhecer
sua situação de escravidão para que houvesse restituição
3- Mefibosete estava cheio de temor.
O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv.
9:10). Precisamos entrar na sala do trono, diante do REI com temor (Sl 19:9)
Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos santos.
A partir do dia em que Mefibosete entrou na
presença do rei, ele passou a comer pão continuamente na presença do REI, os
seus termos de possessão foram restituídos, o homem que tinha perdido a posição
de príncipe e se tornado escravo é novamente colocado como príncipe, como um
dos filhos do Rei.
Fonte: Ministerio Dabh'bar
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