Como Jesus Venceu a Tentação
Na luta do cristão
contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa
vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus
tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando
como nós podemos triunfar sobre Satanás (note Hebreus 2:17-18; 4:15). É
essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Por essa
razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os
aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a
Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Porque,
tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer
aqueles que também estão sendo tentados.
Portanto,
visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho
de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, 15. pois não
temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas
sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
1ª – A primeira tentação foi de ordem física (Mt 4.2-4)
2ª – A segunda tentação é de ordem espiritual e psicológica
(Orgulho) (Mt 4.5-7)
3ª – A terceira tentação é de ordem religiosa – apostasia (Mt
4.8-10).
1) Tentação no plano físico:
Jesus
prepara-se para missão salvadora. O Espírito O conduz ao deserto, para jejum,
abstinência e comunhão com o Pai. Pelo jejum, a fome foi despertada, quando vem
o seu arquiinimigo satanás tentá-lo, sugerindo-lhe transformar pedras em
pão.
a)
Tentação do pão: (v.3) - Esta tentação marca a humana preocupação com o que
comer. Por isso os homens cometem injustiças, matam e morrem. É a guerra pela
sobrevivência e supremacia, por espaço e pão. Devemos resistir a esse grande
mal. (Tg 4:1-10; Lc 10:38-42; Mt 6:25-34).
b)
Como Jesus venceu a primeira tentação: venceu com a Palavra de Deus (v.4). A
Palavra de Deus é o grande meio de resistir e vencer as investidas do tentador
(1Pe 5:6-9).
2)
Tentação no plano emocional da vaidade:
Satanás
citando a Palavra de Deus sugere que Jesus faça um grande sinal, para aparecer
(v.5,6).
a) Tentação dos milagres e emocionalismo. Muitos vão por este caminho irreal e caem (Jo 4:45-48; Mt 12:38-42).
b) Como Jesus venceu a segunda tentação: venceu com a Palavra de Deus (v.7). A Palavra de Deus usada sob jejum, oração e comunhão com o Pai e o Espírito.
a) Tentação dos milagres e emocionalismo. Muitos vão por este caminho irreal e caem (Jo 4:45-48; Mt 12:38-42).
b) Como Jesus venceu a segunda tentação: venceu com a Palavra de Deus (v.7). A Palavra de Deus usada sob jejum, oração e comunhão com o Pai e o Espírito.
3)
Tentação no plano das mentiras e aquisições:
Mentindo
satanás oferece o que não é seu (Sl 24:1, Sl 115:15-16).
a)
Tentação de posses e glórias do mundo: Muitos caem por esse caminho (Lc
12:13-21).
b) Como Jesus venceu a terceira tentação: Venceu com a Palavra e o Poder de Deus (v.9-11).
b) Como Jesus venceu a terceira tentação: Venceu com a Palavra e o Poder de Deus (v.9-11).
Conclusão: Jesus Cristo é o modelo de vitória nas tentações.
Aprendamos com Ele a vencer, vivendo na Palavra e no poder de Deus.
* No alto, transformação de pães em pedras.
* No meio, pináculo do templo.
* Embaixo, a montanha e os reinos do mundo.
Nos relatos de Lucas e de Mateus, as
ordens das três tentações diferem. Os três evangelistas deixam claro que o
"o Espírito" guiou Jesus até o deserto, porém Marcos não provê mais
detalhe algum, enquanto que, segundo Mateus e Lucas, o diabo tenta
Jesus a:
·
Transformar
pedras em pão para aliviar a sua fome.
·
Estando
no pináculo do
templo, que saltar para que os anjos o salvassem. O diabo cita Salmos 91:11-12 para
mostrar que Deus havia prometido auxílio, embora ele implique que o trecho
possa ser utilizado para justificar atos presunçosos,
enquanto que o salmo apenas promete que Deus irá libertar os que confiarem
n'Ele e O seguirem.
·
Idolatrar
o diabo em troca de todos os reinos do mundo. Lucas explicitamente alega que
esta autoridade havia sido anteriormente dada ao
próprio diabo.
Cada tentação ocorreu num lugar diferente:
Pedras em pães
O desafio para que Jesus
transformasse pedras em pães ocorre no mesmo deserto onde Jesus estava jejuando. Alexander Jones1 afirma
que, desde o século V, acredita-se que o deserto mencionado aqui seja a área
rochosa e desabitada entre Jerusalém e Jericó,
com um ponto no monte Quarantania tradicionalmente
sendo considerado o local exato. O deserto era, na época, considerado como fora
dos limites da sociedade e como o lar de demônios como Azazel (Levítico 16:10). Alguns
autores interpretam esta referência ao deserto como uma comparação com Adão no Jardim do
Éden, implicando que Jesus seria um novo Adão (veja Romanos 5). Porém, acadêmicos - como
Gundry - rejeitam essa ideia, afirmando que em lugar algum do texto de Mateus
aparece esta comparação e que, ao invés disso, o deserto seria mais uma alusão ao
deserto pelo qual vagou o povo hebreu durante o Êxodo e,
mais especificamente, a Moisés.
Pináculo do templo
Após a primeira tentação ter sido rejeitada, o
diabo leva Jesus para um alto pináculo,
num templo que Mateus localiza numa "cidade sagrada". A maior parte
dos cristãos consideram que a cidade é, inquestionavelmente, Jerusalém e
o "templo" seria o Templo de Jerusalém. A versão de Lucas da
história claramente identifica a cidade como sendo Jerusalém, talvez por que o
destinatário de seu evangelho (identificado em Lucas 1:3 como
sendo Teófilo) não fosse tão familiarizado com
o judaísmo e
precisasse da identificação da cidade para saber de qual templo se estava
falando .
O que quer dizer a palavra tradicionalmente traduzida
como "pináculo" não é totalmente clara, uma vez que a forma diminutiva grega pterugion ("asinha")
não aparece em nenhum outro texto em um contexto arquitetural4 .
Porém, a forma pterux ("grande asa") foi utilizada
para descrever a extremidade pontiaguda de um edifício por Pollianus e
Schweizer acredita que "pequena torre" ou "parapeito" seja
uma escolha mais acurada. A Nova Bíblia de Jerusalém traduz o
trecho como "parapeito". O único paralelo judaico sobrevivente da
tentação utiliza a palavra šbyt ("teto" e não
"asa"): "Nossos rabis relataram que
na hora em que o Messias for revelado, ele virá e permanecerá no teto (šbyt)
do templo" (Peshiqta Rabbati 62
c-d) .
Gaundry lista três lugares no Templo de Jerusalém
que se encaixam nesta descrição :
·
No topo da torre principal do templo, sobre o próprio santuário, a uns
60 metros de altura. Os artistas geralmente representam este como sendo o local
tradicional do evento.
·
Sobre
um lintel no
portão principal de entrada no templo, a posição mais proeminente de onde a
dupla poderia ser vista pelo povo.
·
Uma torre
no canto sudeste da muralha externa com vista para o vale do
Cédron, de onde Tiago, o
Justo, seria futuramente atirado para a morte.
Montanha e os reinos do mundo
Para a tentação final, o diabo leva Jesus para um lugar "muito
alto", que Mateus explicitamente identifica como sendo um "monte
muito alto", de onde "todos os reinos do mundo" podiam ser
vistos. Interpretações sobre este trecho são:
·
João Calvino apoia
o ponto de vista de que o diabo de fato "levou" Jesus para uma
"visão" de um lugar alto de onde ele poderia ver o mundo todo.
A Bíblia de Genebra traduz a passagem
desta forma.
·
"Reinos"
pode ser uma referência ao poder ao invés da geografia.
·
O diabo
teria levado Jesus para o topo de uma montanha e, de lá, voado com ele por todo
o mundo.
·
A
montanha não seria literal se a interpretação de que as tentações forem
consideradas alusões ao que ocorria na mente de Jesus apenas.
Embora Jesus foi tentado
várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi
batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história
conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo
Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta
dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato
que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que
Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas
de Satanás para seduzir Jesus.
Lucas 4
2 E
quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma;
e, terminados eles, teve fome.
4 E
Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem,
mas de toda a palavra de Deus.
6 E
disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim
me foi entregue, e dou-o a quem quero.
8 E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está
escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
9 Levou-o
também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o
Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
14 Então,
pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por
todas as terras em derredor.
I – A REALIDADE DA TENTAÇÃO.
1.1. Uma realidade humana.
Nada pode nos demover do
pensamento bíblico em reconhecer a humanidade de Jesus, no mesmo tamanho que
todos os demais mortais.
Os mortais se diferenciam pelas
ideias, planos de vida, inteligência e sensibilidade. Quando temos a certeza de
que algo nos aproxima de Deus e que temos uma missão a cumprir, isso nos torna
diferente e idealista.
Jesus foi um grande idealista
como homem e o Espírito de Deus completou a boa obra. Fil. 1:6.
Jesus era 100% humano, física e
intelectualmente com todas as necessidades que qualquer de nós.
A Bíblia declara que não lhe foi
dado o Espírito por medida e aqui reside a diferença entre ele e os demais.
1.2. Vencendo a tentação.
Jesus foi conduzido pelo Espírito
Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Essa forma de condução não é a
trasladação, mas, o convencimento no homem interior.
O trabalho do Espírito de Deus é
o de comunicar a vontade dele próprio – pois o Espírito é Deus – de nos
preparar para os embates do mundo espiritual nos fortalecendo no homem interior.
O fortalecimento no homem
interior é o “algo” que os homens naturais não possuem. Ef. 6:10. Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu
forte poder. Efésios 6:10
Vencer a tentação exige do homem.
Ceder é pecar.
A concupicência é uma das coisas do
mundo. A Bíblia diz em 1 João 2:16-17 "Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não
vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas
aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."
A concupiscência é pecado e conduz a outros pecados. A Bíblia diz em Mateus 5:28 "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."
A concupiscência é pecado e conduz a outros pecados. A Bíblia diz em Mateus 5:28 "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."
O homem
concupiscente pagará as consequências. A Bíblia diz em Provérbios 6:25-29
"Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos
seus olhares. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a
adúltera anda à caça da própria vida do homem. Pode alguém tomar fogo no seu
seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se
queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu proximo; não ficará
inocente quem a tocar."
A graça de
Deus dá-nos poder para dizer não à concupiscência. A Bíblia diz em Tito 2:11-12
"Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os
homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas,
vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente."
Gênesis
3:6
“E
viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e
árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela.”
Esta
passagem traz a mente 1 João 2, versos 15-16 onde lemos:
I João 2:15-16
“Não ameis o mundo, nem o
que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque
tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a
concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do
Pai, mas do mundo.”
“A
concupiscência da carne”... “a mulher viu que a árvore era boa para se comer”.
“A
concupiscência dos olhos” …….. “que era agradável aos olhos”
“A
soberba da vida” …….. “árvore desejável para dar entendimento”
Concupiscência
da carne, Concupiscência dos olhos, Soberba da vida... agradável à carne,
agradável aos olhos, ter ciência....Isto é o que os primeiros seres humanos,
sendo enganados seguiram. E é exatamente isto que não devemos fazer. Conforme
Gálatas 6:7-8 diz:
Gálatas 6:7-8
“Não vos enganeis; Deus não se
deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque
quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no
Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
A
Epístola foi escrita “às Igrejas de Galácia” (Gálatas 1:2). O chamado de “não
serem enganados” é para os Cristãos. Sim, Cristãos podem ser enganados! Nós
Cristãos, como o texto alerta, se semeamos na carne, ceifaremos corrupção! O
mesmo diabo que enganou Eva está ativo hoje tem o mesmo propósito: enganar-nos.
2 Coríntios 11:3 nos diz:
2 Corinthians 11:3
“Mas temo que, assim como
a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte
corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.”
“Assim
como a serpente enganou Eva….”. Assim como o diabo fez com Eva, assim também
ele tenta fazer conosco. Eva seguiu seus impulsos. Ela viu, ela pensou, ela
deixou de lado o que Deus lhe tinha falado e ela agiu. O que nós fazemos hoje?
Nós seguimos aquilo que parece agradável aos olhos ou o que é bom? Seguimos
tudo que o mundo, a maioria, faz? O que parece sábio de acordo com o padrão do
mundo? Ou seguimos a sabedoria que vem de Deus, que vem de cima o qual aos
olhos do mundo parece tolice? 1 Coríntios 3-18-20 nos diz:
1 Coríntios 3:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo.
Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser
sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está
escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor
conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.”
Existe
apenas uma sabedoria verdadeira: a sabedoria que vem de Deus. Eva conhecia a
palavra de Deus, mas ela foi rendida pelo que viu e pensou. Não o exemplo dela
que devemos seguir, mas o exemplo de outro alguém, que veio milhares de anos
depois de Eva e foi tentado pelo mesmo inimigo. Jesus Cristo, nosso exemplo,
conforme Hebreus 4:15 diz “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Este
é o exemplo que devemos seguir.
Filipenses 2:5-11
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve
também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não
teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a
forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem,
humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso,
também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na
terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o
Senhor, para glória de Deus Pai.”
Primeira Tentação: Pão
A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que
estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um
mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder
para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse
vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
As questões: Era verdade que Jesus necessitava de alimento
para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi
Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir
independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade.
Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há aqui, também,
uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que
Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus
desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua
divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era
crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de
sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa
disposição.
A resposta de Jesus: "Está
escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca
de Deus" (4:4). Em cada
teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também
podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais
adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante
seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para
conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se
sustentarem.
Lições: 1. O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se
acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias,
Jesus estava faminto. Daí a tentação de fazer alimento de uma maneira não
autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais
vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são frequentemente ligadas a
sofrimento ou desejos físicos.
2. A tentação parece razoável. O errado frequentemente
parece certo. Um homem "tem que comer" . Muitas pessoas sentem que
necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de
Deus.
3. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava
de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É
sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que
ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que
desagradar ao Senhor.
II A TENTAÇÃO DE SER SACIADO.
2.1 A sutileza da tentação.
A tentação não vem carimbada;
“sou a tentação”.
As sutilezas ocorrem no sentido
em que o inimigo age “quase” dentro dos nossos ideais de vida: É preciso tomar
cuidado para que não sejamos empurrados dentro do nosso próprio terreno;
naquilo que mais queremos para nossas vidas; dinheiro, prosperidade, amizades,
apetites sob as mais variadas formas.
Há dois termos que apontam para
os grandes perigos da vida disponibilizando-nos à tentação: O SER e o
TER.
Não deixar que o “ser” e o “ter”
desperte grandes paixões.
2.2 Gratificação pessoal.
Na abordagem do autor,
gratificação pessoal é tudo aquilo que realizamos ou fazemos, nos dê maior
prazer e estas, tem afastado muitos crentes dos pés do Senhor.
A satisfação pessoal é o elemento
de combustão que desencadeia o fogo da paixão; paixão por tudo o que é
confortável levando-nos ao ócio espiritual. Precisamos tomar cuidado, segundo o
autor, para não converter o natural desejo em pecado pela excessiva demanda.
Segunda Tentação: Jerusalém
A afirmação do
diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o
pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque
está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te
sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6). Jesus tinha replicado à tentação
anterior dizendo que confiava em cada palavra do Senhor. Aqui Satanás está
dizendo: "Bem, se confia tanto em Deus, então experimenta-o. Verifica o
sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação
com um trecho das Escrituras.
As questões: A questão é: Jesus confiará sem experimentar?
Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para
ver se Deus realmente fará como disse?
A resposta de
Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). A confiança verdadeira aceita a
palavra de Deus e não necessita testá-la.
Lições: 1. O diabo cita a Escritura; ele põe como isca
no seu anzol os versículos da Bíblia. Pessoas frequentemente aceitam qualquer
ensinamento, se está acompanhado por um bocado de versículos. Mas cuidado! O
mesmo diabo que pode disfarçar-se como um anjo celestial (2 Coríntios 11:13-15: Porque tais falsos apóstolos são obreiros
fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". A verdade é a soma de tudo o que Deus diz; por isso precisamos estudar todos os ensinamentos das Escrituras a respeito de um determinado assunto para conhecer verdadeiramente a vontade de Deus. Segundo, ele tomou a passagem fora do contexto. O Salmo 91, no contexto, conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de testar o Senhor nada é prometido aqui. Terceiro, Satanás usou uma passagem figurada literalmente. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". A verdade é a soma de tudo o que Deus diz; por isso precisamos estudar todos os ensinamentos das Escrituras a respeito de um determinado assunto para conhecer verdadeiramente a vontade de Deus. Segundo, ele tomou a passagem fora do contexto. O Salmo 91, no contexto, conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de testar o Senhor nada é prometido aqui. Terceiro, Satanás usou uma passagem figurada literalmente. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual.
2. Satanás é versátil. Jesus venceu em uma área,
então o diabo se mudou para outra. Temos que estar sempre em guarda (1 Pedro
5:8: Sede
sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo
que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:8-9).
3. A confiança não experimenta, não continua
pondo condições ao nosso serviço a Deus, e não continua exigindo mais prova. Em
vista da abundante evidência que Deus apresentou, é perverso pedir a Deus para
fazer algo mais para dar prova de si.
III – A TENTAÇÃO DE SER CELEBRADO.
3.1 O príncipe deste mundo.
É possível comparar o sistema mundano do qual ele é príncipe com o
“globo da morte”. Todos fomos crianças, alguns foram a circos e conhecem o
globo da morte; um tombo ali dentro e pode ser fatal.
A salvação é um plano; estamos dentro ou fora dele?
O sistema mundano é um plano; estamos dentro ou fora dele?
O sistema mundano tem algo de interessante em relação ao prazer pessoal;
ele oferece mais atrativos nessa área que os elementos que nos mantém sentados
nos bancos das diversas igrejas. Somente o prazer em adorar o Senhor suplanta
toda e qualquer dificuldade e faz com que o mundo perca a atração sob nossos
olhos.
3.2 A busca pelo poder terreno.
Ao longo de cinquenta anos convivendo em comum nas igrejas a que
pertenci como membro depois como pastor cansei de ver pessoas e ministros
preocupados com o pecado da carne; a fornicação e fracassarem vergonhosamente
em outras áreas.
Áreas que levam ao fracasso:
Amor ao dinheiro.
Apego às coisas desta vida.
A fome de acumular bens e a riqueza.
Desprezar os pequenos para saciar-se com os grandes e “poderosos” da
igreja pelo que representam com seus dízimos.
Fracassar diante das mulheres.
Terceira Tentação: Um alto monte
A afirmação do
diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe
todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se,
prostrado, me adorares" (4:8-9). Que
tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre
todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus
tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9: ¶ Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu
és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança,
e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro;
tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Salmos 2:7-9; Gênesis 49:10: O cetro não se arredará de Judá, nem o
legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os
povos.
Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9: Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9: Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
A resposta de
Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu
Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as
Escrituras.
Lições: 1. Satanás paga o que for necessário. O diabo
ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você
desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. (Leia Mateus 16:26: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo
inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26).
2. O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais
fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória. Jesus recusou o atalho;
Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado. Hoje Satanás
tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas. O
caminho de Deus é converter ensinando o evangelho (Romanos 1:16: ¶ Porque não me envergonho do evangelho de
Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro
do judeu, e também do grego.
Romanos 1:16). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias.
Romanos 1:16). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias.
3. O diabo oferece compromissos por bons
propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza. Ele nos tenta a usar
erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo
a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado.
IV – A TENTAÇÃO DE SER NOTADO.
4.1 A artimanha do inimigo.
O autor caminha pela preocupação do “ser” mostrando como o Diabo tentou
Jesus, provocando-o: “Se tu és...”.
Você sabe quem sou eu? Amigo do presidente do Ministério, tenho
liberdade e até tomo café na casa dele.
Esse sou eu.
Vá as filas de almoço nas escolas bíblicas e verás as carteiradas que
muitos dão, sentindo-se o maior e se tiver um anel de “dotô” no dedo, fica
maior ainda e o Diabo aplaude em forma de gente.
4.2 A busca pelo prestígio.
Fico envergonhado só em ver obreiros bajulando seus líderes somente para
manter-se em evidência. São capazes de difamar só para afastar quem lhes pareça
ser um obstáculo.
Amar o pastor é algo que todos nós devemos ter como dívida, mas, gastar todo
nosso charme (rss), só com Jesus.
Conclusão
Nesta batalha entre os
dois leões (1 Pedro 5:8: Sede
sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo
que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.1
Pedro 5:8-10; Apocalipse 5:5: E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis
aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e
desatar os seus sete selos. Apocalipse 5:5),
Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos
que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória
que vence o mundo, a nossa fé. 1 João 5:4; Efésios 6:16: Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual
podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios
6:16 ). Usou as Escrituras
(1 João 2:14: Eu vos escrevi, pais,
porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens,
porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1
João 2:14; Colossenses 3:16: A palavra de Cristo habite em vós
abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos
outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça
em vosso coração. Colossenses
3:16). Resistiu ao diabo
(Tiago 4:7: Sujeitai-vos, pois, a
Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9: Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as
mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1
Pedro 5:9). O ponto crucial é
este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a
seguir seus passos (1 Pedro 2:21: Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós,
deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1
Pedro 2:21).
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