quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A Dracma Perdida

A Dracma Perdida
"Lucas 15:8,9"

Introdução
    Uma dracma equivale a um Denário Romano, que é o pagamento por um dia de trabalho. Jesus direcionou esta parábola a mulher, pois muitas mulheres o seguiam e recebiam os seus ensinamentos. Ele fez esta comparação, usado a figurada da dracma, por se tratar de um objeto de valor e que a mulher havia perdido, e dentro da sua própria casa.
Não era comum ás mulheres trabalharem naquela época em serviços que era realizado por homem. Portanto, para ganhar aquelas dez dracmas, custou sacrifício dela mesma, ou de alguém que lhe ofereceu aquela importância em dinheiro. E ela soube reconhecer o valor que tinha aquelas dracmas, quando perdeu uma delas. Por isso que, diligentemente a foi procurar.
Vejamos algumas lições que aprendemos com esta parábola de Jesus.

Lição (1)
    Ganhar uma dracma custava um dia inteiro de trabalho pesado. Portanto, a dracma tinha muito valor, e este valor foi reconhecido pela mulher.

O Significado da Dracma:

  1. O valor de um talento perdido

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios cap. 12 e vers. 28 está escrito que o Senhor deu diferentes dons para a igreja. Estes dons devem ser usados para a edificação da igreja e para salvação das almas. Quem os recebe deve cuidar bem, e mantê-lo sempre em uso. Porque um dia o Senhor irá requerer de cada um, o que fez do dom recebido. Portanto, quem o perdeu, ou o enterrou, deve correr atrás para resgatá-lo e colocá-lo em uso.

  1. O valor de uma alma perdida

Jesus usou a figura do dinheiro (dracma) para referir-se ao valor que tem uma alma, que vale muito mais que dinheiro. Trazendo a lição de que assim como alguém vai à busca do dinheiro perdido. Com o mesmo empenho corra atrás, em busca das almas perdidas.

  1. O valor da recompensa pelo trabalho executado

A dracma (denário) era a moeda que circulava naquela época, e era a recompensa dada ao trabalhador por um dia de trabalho. Esta parábola revela que se o homem reconhece e recompensa o trabalhador pelo serviço prestado, quanto mais o Senhor que prometeu recompensar a cada um segundo as suas obras (Rm 2:6; Cl 3:24; Ap 22:12).

Lição (2)
    A dracma havia perdido dentro da própria casa da mulher, e ninguém melhor que ela, para saber o que fazer para encontrá-la.

O Significado da Casa:

  1. O Lar

É o lugar onde revelamos mais os nossos defeitos, aposentamos as nossas ferramentas, e danos conforto: ao comodismo, a preguiça e o desânimo. Aquela mulher por algum descuido perdeu a dracma dentro de sua própria casa. O que significa: que podemos perder o que temos de mais valor dentro de nosso lar. Como: Um filho para as drogas, uma filha para a prostituição, o esposo ou esposa que está se envolvendo com outra pessoa. E ainda, perder a direção do alvo que é Jesus. Não podemos nos descuidar e se deixar atrair, por coisas banais, e perder o que temos de mais valor em nova vida, Jesus e a nossa família.

  1. O Interior do homem

A parábola quando fala da casa, pode referir-se também, ao interior do homem, ao coração. Lá, é, onde depositamos os nossos sentimentos. Talvez por alguma razão forte, como uma provação, perseguição, ou até mesmo decepção. Tenhamos enterrado o nosso talento dentro de nós mesmos; deixando de usar o dom de Deus para o bem de Sua obra. É preciso desenterrá-lo, urgentemente e pôr em uso novamente.

  1. O Mundo perdido

A casa também pode referir-se ao mundo perdido. A dracma representava bem a figura das almas perdidas deste mundo. E Deus conta conosco, em buscar as almas que se encontram perdidas no mundo mal, com o mesmo afinco que aquela mulher buscou a sua dracma.

Lição (3)
    A dracma foi perdida à noite. E para encontrá-la, se fez necessário o uso da candeia.


O Significado da Candeia:

  1. Visão espiritual

À noite significa: trevas, dificuldades, tribulações e problemas. Nestas fases difíceis que passamos em nossas vidas; precisamos de visão espiritual, para encontrarmos à saída para os mais diversos problemas; sem nos desviarmos dos caminhos do Senhor. Temos esta visão quando estamos em comunhão com Deus, tendo uma vida de oração e em constante meditação em sua palavra (a candeia).

  1. A Palavra de Deus

A palavra de Deus é a luz que desfaz as trevas (Sl 119:105). No momento de escuridão espiritual devemos recorrer à palavra de Deus para nos orientarmos que decisão tomar, para sairmos desta fase, firmes no Senhor. Considerando, é claro, que a palavra de Deus deve ser o guia prático de nossas vidas diárias, e não somente usada nas tribulações. Esta mesma candeia (a palavra) deve ser usada para encontrar a dracma (alma) perdida na grande casa que habita os seres humanos que é o mundo.

  1. O Testemunho

O nosso corpo é casa do Espirito Santo, e nós somos o testemunho vivo. Por isso, deve o crente ser luz aonde chegar. Os seus atos e comportamentos devem servir de exemplo para o mundo, a fim de que, por seu bom testemunho as almas sejam salvas (Mt 5:14; I Tm 3:7).

Lição (4)
    Além de escura, a casa estava muito suja, dificultando encontrar a dracma perdida. A mulher teve que varrer a sujeira da casa para facilitar a identificação da moeda.

O Significado de Varrer:

  1. Limpar a casa

A sujeira era tamanha naquela casa, tanto que houve a necessidade de limpá-la para que fosse possível encontrar a moeda. Em nosso lar isso pode significar o pecado. Se não impusermos limites em nosso lar: com os filhos e as praticas e valores que são vividas pelo mundo, para não entrar em nossa casa. Estaremos trazendo sujeira espiritual para seu interior. Daí, os valores mais importantes são perdidos, esquecidos, por causa da sujeira (pecado) que os encobrem e tomam o seu lugar. Portanto, é preciso que a palavra de Deus tenha primazia em nossa família e Jesus não só seja um convidado para dirigir a nossa família, mas, muito mais que isso, um hóspede perpetuo do lar.

  1. Limpar o seu interior

Limpar de nosso interior: toda a mágoa, ressentimento, amargura, ódio e tantos outros sentimentos ruins, que podem estar residindo em nosso coração. Davi pediu a Deus um coração puro e limpo (Sl 51:10). Devemos ter esta mesma atitude, porque dificilmente se conseguirá resgatar algum valor dentro de nós, se estivermos com o nosso interior ocupado com coisas impuras. É preciso varrer o coração e tirar toda a sujeira de dentro dele.

  1. Varrer o pecado

O mundo está perdido por causa de seus pecados. A palavra de Deus é a única arma poderosa para varrer o pecado do mundo. E isso só será possível se nós cristãos, sairmos pregando a palavra aos cativos, para limpar toda a sujeira que o pecado os trás. E eles, sendo, perdoados por Cristo e limpos (lavados) pela palavra, possam louvar a Deus e servi-lo. O Senhor conta conosco para executar esta missão (Mc 16:15).

Lição (5)
    Devemos buscar diligentemente pela dracma perdida, em nossa casa, em nosso interior, e no mundo. As almas perdidas clamam por socorro, e somos nós que temos o talento do Senhor para trazê-las para Deus. Muitas destas almas encontram-se perdidas dentro de nosso próprio lar, e outras fora da família. Em ambos os casos, precisamos tomar a decisão de enfrentar os obstáculos, como a mulher enfrentou a escuridão, a sujeira; e partirmos ao encontro delas. Com todo empenho e dedicação, assim como teve aquela mulher para encontrar a sua dracma.


Conclusão
    A Alegria daquela mulher ao encontrar a sua dracma perdida, ultrapassou os limites de sua casa, ela convidou os seus vizinhos para alegrarem-se com ela. Assim acontece quando uma alma é encontrada (salva), a alegria ultrapassa os limites físicos e chega ao céu. A bíblia nos diz que há alegria no céu por um pecador que se arrepende. (Lc 15:7).







Dracma Perdida_ O Resgate de Valores – Lucas 15:8-9

Lucas 15 é o capítulo dos “Achados e Perdidos”:
·         Ovelha – o pastor vai buscá-la;
·         A dracma – a mulher a procura até encontrar;
·         O filho – o pai espera que o mesmo volte.

Valores perdidos devido ao descuido: paciência, compreensão, dedicação ao serviço, harmonia, respeito, paz, primeiro amor (oração, devocional diário, leitura e meditação na Palavra, fé, temor), etc.

·         Uma moeda = décima parte.
·         Vale bem mais do que aparece – Mulheres casadas, usavam uma guirlanda na cabeça onde havia uma moeda – sinal profético da perpetuação de sua geração, respeito, honra.
·         Há certos valores que não têm preço, não podem ser comprados, mas, adquiridos.


Analisando o texto verificamos:
1.       O valor (dracma) foi perdido “dentro de casa.”
·         Há valores que nós perdemos. Ninguém roubou, ou seja, aconteceu devido ao descuido.

2.      O que fez a mulher citada por Jesus na parábola?

2.1.Acendeu a candeia

·         No escuro não se encontram os valores perdidos;
·         Luz = a ação reveladora do Espírito Santo ao homem.
·         “Examinai a si mesmo...” 1 Co. 11:28a – O Apóstolo diz que a pessoa deve encontrar dentro de si mesmo o que foi perdido;
·         “Sonda-me Senhor e me conheces...” Sl. 139:23
·         Quietude diante de Deus afim de “clarear” as coisas.
Menorah = 7 dias na semana não faltará luz na sua casa.

2.2.Varreu a casa

·         A sujeira impede de encontrar a moeda, valor perdido;
·         A sujeira vai penetrando na alma do homem (pelo sistema corrupto, mídias, malícias, etc), de tal forma que este tem dificuldade de achar seus valores perdidos.
·         Lixo eletrônico, lixo emocional de hoje distorce os valores: PC, Redes Sociais em exagero, etc.
·         Livre-se da sujeira para encontrar a dracma.

2.3.Procurou com diligência

·         Chorar no apelo X atitude para resgate de valores;
·         Tem que ter disposição para o conserto: Deus não dá nada para quem não valoriza!
·         Is. 44:3 – é sobre o sedento que Ele derramará água!
·         Jesus disse que não é pra darmos pérolas aos porcos.

2.4.Até encontrar
·         Diligência = qualidade da busca
·         Perseverança = duração da busca
·         É preciso ter fé
·         É preciso perseverar também!
·         NÃO se conforme com as perdas (Lc. 15)
·         Empenho – Dedicação – Determinação: Você vai encontrar!

O valor perdido está mais perto do que você pensa – o molho de chaves do carro.

2.5.Alegrou-se com amigas
·         Encontraram-se para celebrar;
·         O testemunho da ‘reconquista’ desperta outros para crerem – 1 Co 1:4;
·         Exemplos: Endemoninhado Gadareno: “Vai para tua casa, para os teus e anuncia-lhes...” Mt. 5:19-20.
Mulher Samaritana – Jo. 4:39

“A dúvida faz perder pelo simples medo de arriscar” Sheakspeare
Presidente Dilma sobre Hugo Chaves: “Foi uma perda irreparável”
·         O homem que caiu no poço: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lc. 19:10

Pastor André L. Alves Pires



2 comentários: