sexta-feira, 13 de abril de 2018

Herois da Fé


Heróis da Fé

Exemplos do passado para os crentes do presente 

Ao escrever a carta aos Hebreus, seu autor estava diante de um desafio: mostrar aos judeus convertidos a superioridade do cristianismo em relação ao judaísmo. A religião do Antigo Testamento era muito vinculada a questões visíveis, objetos sagrados, lugares santos e pessoas especiais. Tudo isto era coerente com aquele estágio da revelação divina. O evangelho, porém, transfere a ênfase para o invisível, acessível por meio da fé. Os destinatários daquela carta precisavam se desvincular, em certo sentido, de toda aquela herança palpável, sob pena de ficarem presos a um estágio que já deveria ter sido superado. Tudo aquilo funcionaria como uma âncora que, embora tenha sido útil no passado, tornava-se impedimento ao progresso espiritual. O desapego era necessário para que aqueles irmãos pudessem alcançar um novo nível em suas experiências com Deus. 

Para fundamentar sua argumentação de que a fé é superior e por ela viverá o justo (Heb.10.38 38Mas o meu justo viverá pela fé.
E, se retroceder, não me agradarei dele".), o autor apresenta, no capítulo 11, uma lista de personagens do Antigo Testamento, demonstrando que eles também dependeram da fé em seu relacionamento com Deus, tornando-se justos diante dele (11.7 7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.). É de especial importância o fato que as primeiras pessoas da lista viveram antes que houvesse o judaísmo, a lei mosaica, o templo e seus rituais.


Visível ou invisível – viver por vista ou por fé.
O capítulo apresenta um confronto entre o visível e o invisível. Em alguns casos, o invisível refere-se ao que é espiritual (11.6 6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.), em outros, trata-se daquilo que ainda não existe ou ainda não foi alcançado. Portanto, os servos de Deus dependeram da fé e por meio dela foram capazes de esperar o que Deus prometeu ou caminhar na direção determinada por ele (11.1 1Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.). 


As circunstâncias poderiam atrair o foco dos personagens para o presente visível, fosse o problema imediato (a esterilidade de Sara, por exemplo – v.11
11Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.) ou o benefício imediato (tesouros do Egito – v.26 26Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.). Era preciso ousadia e determinação para prosseguir em direção ao futuro planejado por Deus. 

Nós também vivemos esse confronto a cada dia, correndo o risco de sermos dominados pelas tribulações e tentações da realidade visível, muitas vezes contrária ao que cremos e esperamos.

Visível e invisível se encontram em Hebreus 11, versos 1, 3, 6, 7, 8, 13, 20, 21, 22, 26, 27. 
Hebreus 11
Grandes exemplos de fé
1Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
5Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
9Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
10Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
11Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.
13Todos esses viveram pela fé e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
15Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles e lhes preparou uma cidade.
17Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,
18embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
19Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
20Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22Pela fé José, no fim da vida, fez menção ao êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.
23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei.
24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
30Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.
31Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.
32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
38O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
39Todos esses receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
40Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Esperar ou agir?
Os heróis da fé souberam esperar e agir. A vida de fé sempre se caracteriza por estas duas atitudes, opostas entre si. Existe tempo de espera e tempo de ação. Que Deus nos dê sabedoria para discernir um do outro. É como acontece no trânsito de automóveis: existe o tempo de avançar e o tempo de parar, dependendo dos sinais ou condições da via. Que o Senhor nos ajude a compreender sua direção e seus sinais.
Hebreus 11 contém o conceito de “herança”, que pressupõe a espera (v.7, 8, 9 7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
9Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.). A pressa, a precipitação e o imediatismo são contrários à fé. Por outro lado, o comodismo e a inércia também são. É preciso saber identificar o momento certo e então agir. 

O homem moderno é cada vez mais impaciente, desejando resultados instantâneos, mesmo que não sejam duradouros. Esse tipo de atitude não combina com uma vida de fé. 

Atitudes de espera são citadas ou subentendidas em Hebreus 11.1, 7, 8, 9, 10, 11, 28, 30. Porém, o que mais se destaca no capítulo é a ação dos personagens. Fé bem direcionada.

A maioria das pessoas afirma ter fé, mas é preciso saber em quê elas acreditam. Há que se observar que a fé daqueles homens era em Deus (Heb.11.6
6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.). Aquele capítulo não serve para se justificar a fé em qualquer coisa, pessoa, espírito ou santo, mas uma crença corretamente direcionada.

Diversidade de personagens.
A lista envolve homens (v.4, 5, 7, etc 4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
5Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.),
mulheres (v.1111Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.),
solteiros (v.24 24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,),
casados (v.8 8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.),
crianças (v.23 23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei.),
jovens (v.9 9Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.),
adultos (v.24 24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,),
idosos (v.21, 22 21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22Pela fé José, no fim da vida, fez menção ao êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.),
ricos (v.8 8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.)
e pobres (v.31 31Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.).
Lemos sobre a experiência de maridos (v.7, 8 7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.),
esposas (v.11, 35 11Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
35Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;),
filhos (v.17 17Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,),
patriarcas (v.8, 20, 21, 22 8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
20Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22Pela fé José, no fim da vida, fez menção ao êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.),
juízes (v.32 32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.),
profetas (v.32 32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.)
e um rei (v.32 32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.).
Há episódios envolvendo
pais e filhos (v.20 20Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.),
avôs e netos (v.21 21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.),
líderes (v.24, 32 24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,)
e o povo (v.29 29Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.).
São vivências individuais, familiares e coletivas, chegando a envolver toda a nação de Israel. Para não se dizer que o capítulo é estritamente judaico, temos ali uma mulher cananéia: Raabe, a meretriz.

Abel, Enoque e Noé também não eram judeus. Com isso se demonstra que não existe uma exclusividade nacional no relacionamento com o Senhor.

Tal variedade nos permite concluir que há lugar para todos os tipos de pessoas no reino de Deus. Jacó e Raabe são exemplos de pessoas com problemas de caráter e comportamento, mas que creram em Deus e foram transformados por ele.

Nenhum de nós deve pensar que está excluído da possibilidade de ter uma experiência gloriosa com o Senhor pela fé, pois ele chama a todos, não fazendo acepção de pessoas (At.10.34
34Então Pedro começou a falar: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, 35mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.). 

Crise é oportunidade
Muitos dos exemplos citados em Hebreus 11 envolvem crises que, atravessadas com fé, foram transformadas em grandes vitórias. Se a vida daqueles homens tivesse sido absolutamente tranquila, seus nomes não estariam na galeria da fé.

Diante de problemas graves (v.11) e obstáculos humanamente intransponíveis (v.30), insuperáveis, eles perseveraram, avançaram e venceram.

Moisés se destacou, sendo citado em vários versículos (v.23-29
23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei.
24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.). Enfrentou vários desafios, em diferentes fases da vida, em lugares e situações diversas. Resultado: várias superações. Temos, em seu exemplo, particularidades da formação de um grande líder. 

Todos os heróis da fé enfrentaram muitas dificuldades. Por isso tiveram grandes experiências e, em cada uma delas, conheciam o Senhor um pouco mais.

Portanto, aceitemos de bom grado as nossas lutas, pois elas se tornam nossas únicas e óbvias oportunidades de vitória. Não quero dizer que devamos acomodar diante dos problemas, mas enfrentá-los como fatos necessários na vida, desde que não sejam causados por nós mesmos.

Se existe um tipo de oração errada, contraditória e que Deus não atende é esta: “Senhor, evita todo tipo de tribulação na minha vida e faz com que eu seja um cristão maduro, forte e experiente”. 

Como alguém pode ter músculos bem desenvolvidos sem o levantamento de pesos? Por outro lado, não podemos provocar crises por nossa própria iniciativa. Seria como pular do pináculo do templo para que os anjos nos segurem (Mt.4.6
6"Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão,
para que você não tropece em alguma pedra'".
). 

É importante frisar também que a crise não adquire aspectos positivos automaticamente. Isto depende de como nos comportamos diante dela, se somos passivos, se agimos por conta própria ou de acordo com a orientação de Deus. Por exemplo, Noé venceu o dilúvio porque seguiu as instruções divinas (Heb.11.7
7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.).

Na água, pode-se afundar ou flutuar. São dois fatos opostos, mas ambos obedecem às leis físicas. Assim, na mesma situação em que alguns afundam, outros flutuam porque realizam procedimentos concretos derivados da fé. Estão vivendo de acordo com uma lei superior, a lei do espírito de vida (Rm.8.1-2
1Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, 2porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.). Há quem se afogue num balde d’água e quem sobreviva sobre o oceano. 


OS HERÓIS DA FÉ
Suas vitórias estavam fundamentadas na palavra de Deus. 

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem” (Heb.11.1), mas ela também possui um fundamento: a palavra de Deus (Rm.10.17
17Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.). Caso contrário, pode-se estar crendo em coisas invisíveis inexistentes que são apenas fruto da imaginação humana. 

A fé legítima é aquela que nasce da palavra. De nada adianta crermos em algo simplesmente porque queremos, mas, se cremos porque Deus falou, então temos motivo suficiente e seguro para crer. Nossos pedidos particulares só poderão ser atendidos, se forem coerentes com a palavra de Deus (I Jo.5.14-15
14Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.
15E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.) e com o seu propósito específico para cada um de nós.

Assim como a fé percorre todo o capítulo 11 de Hebreus, o mesmo ocorre com a palavra de Deus. Ela está ali, o tempo todo, como um pano de fundo para os fatos narrados. 

Vejamos alguns exemplos: 
- A fé de Noé estava fundamentada na palavra: no aviso de Deus a respeito do dilúvio (v.7). 

- A fé de Abraão estava fundamentada na palavra de Deus: no chamado, na ordem e na promessa (v.8). 

- A fé de Sara foi estabelecida sobre a mesma palavra: a promessa (v.11). Vemos que a palavra de Deus assume diversas formas: aviso, ordem, chamado, promessa, etc. Devemos ser cuidadosos para não rejeitarmos o aviso, não desobedecermos a ordem e não desprezarmos o chamado. Todos querem as boas promessas, tomando-as até por empréstimo na bíblia, mas não devemos ser seletivos quanto à aceitação do que Deus nos fala, pois isto seria prejudicial à nossa fé e à nossa experiência, mesmo porque o cumprimento de muitas promessas está condicionado à obediência às ordens que o Senhor nos dá. 

Podemos dizer que todos os heróis da fé andaram sobre a promessa. Esta é a palavra de Deus que permeia todo o capítulo (v.9, 11, 13, 17, 33, 39). É sobre a palavra que tudo acontece para os que crêem. Assim, a fé opera no sentido de cumprir a vontade de Deus e não os caprichos humanos. 

O valor da palavra nos lembra o valor do conhecimento. A ignorância produz medo e superstição, mas o conhecimento da palavra produz a verdadeira fé. Para que isto aconteça, precisamos receber a palavra e uma das principais formas de fazê-lo é pelo ouvir (Rm.10.17
17Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.). Os que negligenciam o ouvir impedirão seu crescimento na fé (Heb.5.11-14 Uma chamada ao crescimento espiritual
11Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.
12Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
13Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça.
14Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.). 

Deus falou a sua palavra, mas quem a ouviu? Quem deu crédito? (Is.53.1
1Quem creu em nossa mensagem?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Rm.10.16 16No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas-novas. Pois Isaías diz: "Senhor, quem creu em nossa mensagem?").

Diante de um fato/crise, que pode ser ilustrado pelo dilúvio, o ignorante (que desconhece a palavra de Deus) torna-se vítima. O conhecedor incrédulo e o crente negligente, omisso e passivo também são destruídos. Não adianta conhecer sem crer ou crer sem decidir, sem agir.

A fé dos pais em benefício dos filhos.
Na maioria dos exemplos citados em Hebreus 11, a fé e o ato mencionado pertencem à mesma pessoa. Contudo, a primeira citação sobre Moisés traz detalhes interessantes:
Pela fé, Moisés foi escondido por três meses (v.23).
Nesse caso, a fé era de seus pais. O relacionamento dos pais com Deus torna-se proteção para os filhos até que eles possam crer por si mesmos (v.24),
fazer suas escolhas (v.25),
identificar os verdadeiros valores da vida (v.26)
e renunciar às ofertas deste mundo (v.27).

O contrário também é verdade. A incredulidade dos pais sujeita os filhos a danos diversos neste mundo (embora não impeça a salvação dos pequenos que ainda não atingiram a idade da razão). 

O texto do verso 23 poderia ser assim: “Pela fé, os pais de Moisés não o esconderam. Saíram com ele pelas ruas do Egito, não temendo a ira do rei”. É claro que esse “versículo” não existe. Uma suposta ousadia motivada pela fé poderia produzir um ato de loucura. A fé não dispensa prudência e sabedoria. Não pregamos uma fé inconsequente. Algumas vezes o confronto é inevitável, mas nem sempre é este o caso. Que Deus nos dê sabedoria para discernir entre uma e outra situação.

O capítulo nos mostra também a fé do avô Jacó em benefícios de seus netos: Efraim e Manassés (Heb.11.21
Gn.48.1).


A fé deve ser demonstrada pela ação.
Assim como a fé e a palavra de Deus, a ação humana percorre todo o capítulo 11 de Hebreus.

É uma grande honra ter o nome citado na galeria dos heróis da fé (uma lista de pessoas aprovadas por Deus), mas muitas figuras do Antigo Testamento não foram lembradas. Qual foi o método do autor para selecionar os personagens ali mencionados? Alguém poderia responder que o critério foi a fé de cada um deles. Contudo, sabendo que não se pode ver ou medir a fé, concluímos que os nomes foram escolhidos de acordo com suas ações, realizações, conquistas ou resistência, as quais serviram como inequívocas provas de sua fé. 

Não importa quanto cremos, se nada fazemos. A fé é como o amor. Ambos precisam ser expressos em atitudes e ações, mais do que em palavras. Caso contrário, serão questionáveis, colocados em dúvida. Por isso, escreveu Tiago: “A fé sem obras é morta” (Tg.2.26). 

A fé é como dinheiro no banco. Enquanto não for usado, não terá utilidade real. Sabemos que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Heb.11.6
6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.), mas isto não significa que agradaremos a Deus apenas com a fé. Ela deve ser acompanhada pela obediência ou ação espontânea. O mesmo versículo 6 diz que Deus é o galardoador dos que o “buscam”, e não apenas dos que nele crêem. Vejamos alguns exemplos:

Pela fé, Abel agiu, trazendo uma oferta (v.4);
Enoque andou com Deus (v.5);
Noé construiu a arca (v.6);
Abraão saiu de sua terra (v.8) e,
mais tarde, ofereceu Isaque (v.17).
Pela fé, Isaque abençoou seus filhos (v.20);
Jacó abençoou seus netos e adorou ao Senhor (v.21).
Pela fé, José profetizou a saída de Israel do Egito (v.22).
Pela fé, Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó (v.24).
Pela fé, Moisés celebrou a páscoa e deixou o Egito (comemoração antes da libertação? Somente pela fé) (v.27, 28).
Pela fé, Israel atravessou o Mar Vermelho (v.29).
Pela fé, Josué conquistou Jericó (v.30).
Pela fé, Raabe acolheu os espias (v.31).
Outros venceram reinos, praticaram a justiça, etc (v.33). 

Cuidado com a tentação de acreditar em tudo e não praticar coisa alguma. Muitos acreditam na bíblia, mas não a lêem. Acreditam na importância do jejum, mas não jejuam, também não ofertam, não ajudam, não trabalham. É um tipo de fé vazia e improdutiva, uma forma de enganar a si mesmo.

A fé é invisível, mas precisa produzir resultados visíveis. A fé é espiritual, mas precisa surtir efeitos na vida natural. Só assim haverá um testemunho útil da nossa experiência com Deus. 

Não se trata de uma supervalorização das obras, nem de considerá-las motivadoras da salvação, mas apenas de tratá-las como importantes enquanto resultados concretos e necessários da fé.

A crença em Deus deve ser acompanhada por atitudes coerentes. 

A fé relaciona-se à ação, mas não apenas a atos isolados. Deve estar vinculada a um modo de vida coerente. O capítulo destaca alguns elementos éticos que precisam acompanhar a fé.

De fato, a fé daqueles personagens sempre estava acompanhada por outras virtudes. A fé não dispensa uma vida correta. Isto não significa que ela ocorra apenas no coração dos puros e inocentes. Entretanto, seu resultado deverá ser a purificação daqueles que a possuem.

Observamos a questão ética, por exemplo, quando Moisés recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo sofrer com o povo de Deus, considerando o vitupério de Cristo mais precioso do que os tesouros do Egito. Estamos, portanto, falando de valores e prioridades definidos com base na fé e no compromisso com Deus. 


Ações divinas
Assim como temos ações humanas acompanhando a fé em todo o capítulo 11 de Hebreus, o mesmo ocorre com as ações divinas. Deus age na vida daqueles que crêem e se colocam em ação pela fé. Algumas vezes, a ação do Senhor está oculta no episódio, devendo ser subentendida (v.29, 30, 33, 34, 35). 

Temos, portanto, a sequência: Deus fala, o homem crê, o homem age, Deus age. O Senhor trabalha a favor daqueles que crêem (Is.64.4). 

Sem as ações divinas, as ações humanas seriam insuficientes, insignificantes, ineficazes, inúteis. 

Vejamos alguns atos de Deus em Hebreus 11: 
- Deu testemunho sobre Abel (v.4). 
- Trasladou Enoque (v.5). 
- Deu um filho a Abraão e Sara (v.11).
- Preparou uma cidade (v.16). 
- Abriu o mar (v.29).
- Derrubou os muros de Jericó (v.30).
- Ressuscitou os mortos (v.35).

Em todos os episódios citados no capítulo, a ação humana envolve o que é possível. Em seguida, Deus faz o impossível. No caso de Jericó, por exemplo, o povo podia rodear a cidade. Logo, deveria fazê-lo porque Deus mandou. O Senhor poderia ter dito: “Ficai em vossas tendas dormindo, enquanto eu derrubarei as muralhas”. De modo nenhum. Não devemos pensar que Deus fará tudo sozinho. Ele quer a nossa participação, dentro das nossas possibilidades e, principalmente, de acordo com o que ele nos ordenou.

Diversidade de experiências.
O texto de Hebreus 11 menciona situações diversas, das mais simples (v.9) às mais complexas (v.34), envolvendo a fé, mostrando vários aspectos da vida, para não ficarmos restritos a algum deles em nosso relacionamento com Deus. Seguiremos apenas o exemplo de Abel? Tudo se resume à oferta? De modo nenhum. É preciso aprender também com os outros personagens. Isso nos mostra que Deus está atento a tudo, desde as situações mais comuns até as mais desafiadoras.

Observamos também que Deus não opera sempre da mesma maneira. Alguns fatos ocorridos pela fé são semelhantes. Outros são bem diferentes. Noé e sua família, dentro da arca, flutuaram sobre a água (v.7). Israel, porém, atravessou em terra seca no meio das águas.

Alguns, pela fé, escaparam da morte: Enoque (v.5),
Noé e sua família no dilúvio (v.7),
Israel no mar vermelho (v.29),
Raabe em Jericó (v.31).
Outros, porém, pela mesma fé, enfrentaram a morte, ou seja, foram mortos (v.37).

Alguns, por terem crido, escaparam do fio da espada (v.34).
Outros, pela mesma fé, foram mortos ao fio da espada (v.37).
Alguns, pela fé, foram libertos (v.29).
Outros foram presos (v.36).
Alguns foram visivelmente vitoriosos (v.34),
 enquanto outros foram, aparentemente, derrotados (v.36-37).
Os versículos podem parecer contraditórios, mas não são. 

Talvez quiséssemos um padrão, mas Deus age de acordo com a necessidade e, principalmente, com o seu propósito. Por exemplo, há quem pregue que todo filho de Deus deve ser materialmente rico, mas a bíblia não ensina tal coisa. Não existe um padrão bíblico a este respeito. 

Outra aparente contradição em Hebreus 11 é que alguns heróis da fé alcançaram promessas (v.33), mas outros, crentes como os primeiros, não alcançaram (v.13, 39). Isto pode parecer injusto e extremamente frustrante, mas é preciso lembrar que os efeitos da fé não se esgotam na vida terrena. Outro aspecto importante é que as promessas seriam cumpridas na vida dos descendentes, principalmente em Cristo, finalmente na igreja e plenamente na glória celestial. 


O principal objetivo da fé é espiritual
A vitória dos heróis da fé não se resume a este mundo. A história de Abel, por exemplo, parece um fracasso: trouxe uma oferta ao Senhor e foi assassinado pelo irmão (v.4). 

A história de Abraão também pode parecer decepcionante. Depois de viajar para a terra prometida, não tomou posse dela (v.9). Ficou morando lá em tendas, mudando-se de um lado para outro.

Muitos deles morreram sem alcançar a promessa (v.13), mas foram fiéis até a morte, crendo que o Senhor lhes preparou uma cidade celestial (v.16).

Muitos esperam que a fé lhes proporcione uma vida abastada neste mundo, mas Deus não nos prometeu isso. Precisamos ter os olhos fitos no céu, pensando nas coisas que são de cima (Col.3.1-4), ajuntando tesouros no céu (Mt.6.20), aguardando a nossa entrada na glória celestial, sabendo que não somos deste mundo, assim como Jesus não é. 

Toda conquista honesta neste mundo será bem-vinda, como as tendas de Abraão (v.9), mas precisamos estar conscientes de que a nossa pátria não é aqui. As características da tenda, um tipo de moradia provisória, demonstram nossa transitoriedade neste mundo e a fugacidade das coisas terrenas. Somos, aqui, apenas peregrinos, forasteiros (v.13).

Nossa fé precisa ser suficiente para andarmos com Deus neste mundo, como Enoque andou, mas o mais importante será o nosso traslado quando o Senhor nos tomar para si (v.5). 

A vitória daqueles homens não estava restrita à vida terrena ou à prosperidade material. 

Lendo os versículos 4, 5, 13, 19, 21, 22, 35 e 37 de Hebreus 11, percebemos que o capítulo aponta para um tempo posterior à morte física, apesar de citar também muitas experiências na vida terrena. Observem-se, principalmente, as referências à ressurreição em 19 e 35. 

Tal é o alcance da fé. Uma crença circunscrita a este mundo seria algo miserável, como disse Paulo (ICo.15.19). 

A transcendência da fé se destaca, por exemplo, quando o autor diz que Abel, depois de morto, ainda fala (v.4). Evidentemente, trata-se de uma figura referente ao testemunho que Abel deixou para a posteridade. 

Ao dizer que Jacó, próximo da morte, abençoou seus netos e adorou a Deus (v.21), e que José, também próximo da morte, profetizou (v.22), ficou demonstrado que, em situações adversas e difíceis, eles estavam cheios de fé e não dominados pela tristeza. Quando tudo poderia parecer acabado, eles sabiam que não era o fim. 


Efeitos colaterais da fé - sofrimento.
Podemos fazer uma lista dos efeitos positivos da fé apresentados em Hebreus 11, e são estes os que citamos com frequência. Porém, a fé produziu também efeitos negativos, a saber: perdas, perseguições, renúncias, sofrimento e morte. Afinal, a fé precisava ser provada. 

Para entrar na arca, Noé precisou renunciar a tudo que ele não pudesse levar consigo. Antes de ganhar um mundo novo, ele precisou renunciar ao mundo antigo. Outros renunciaram às coisas terrenas e seu único ganho foi espiritual. Se isto parecer prejuízo, é por causa da nossa visão distorcida. 

Alguns exemplos citados no capítulo são contrários ao triunfalismo e ao tipo de prosperidade proclamada por certas pessoas, como se tudo fosse dar certo sempre, conforme a expectativa humana, para aqueles que crêem.

A mentalidade materialista dominante na atualidade produziria uma “galeria da fé” mais ou menos assim: 

“Pela fé, Abel trouxe uma oferta ao Senhor e foi abençoado com a multiplicação de suas ovelhas”. 

“Pela fé, Enoque andou com Deus e tornou-se o homem mais rico do seu tempo”. “Pela fé, Noé orou e o dilúvio foi cancelado”. 

“Pela fé, Abraão quebrou a maldição da esterilidade de Sara, principalmente depois que separou-se dela e casou-se com Agar”. 

“Pela fé, Moisés orou, Faraó converteu, e as dez pragas não vieram sobre o Egito”. 

Isto seria o triunfalismo da fé, com tempero humanista e hedonista. Tais frases servem para avaliarmos o tipo de expectativa que alimentamos hoje, como se Deus fosse obrigado a resolver os problemas ao nosso modo. 

Pensando assim, parece que os heróis da fé fracassaram, mas sabemos que não. Parece que os relacionamentos com Deus hoje são, geralmente, interesseiros. Devemos ter com o Senhor um relacionamento de filho e pai, um vínculo incondicional, independente de resultados materiais e recompensas terrenas. Em situações extremas, devemos estar certos de que Deus pode nos livrar (Dn.3.17), mas, se ele não quiser (Dn.3.18), será por um propósito maior. Deus pode também, como ocorreu em alguns episódios bíblicos, trazer soluções gloriosas (Dn.3.25; Heb.11.34), embora diferentes do que podíamos imaginar, fora do nosso cronograma e da nossa agenda. O plano de Deus pode ser diferente do nosso, e geralmente é (Is.55.8-9). 

Pedro, num momento de influência maligna, teve esse tipo de pensamento triunfalista e repreendeu Jesus acerca da crucificação: “Senhor, de modo nenhum te acontecerá isso” (Mt.16.21-22). Entretanto, um plano que terminaria em ressurreição não poderia evitar a morte.

Deus pode realizar livramentos extraordinários, mas nem sempre o fará. Jesus lembrou-se disso quando estava no Getsêmani (Mt.26.53).

Todos os heróis da fé foram prósperos, vencedores, bem sucedidos, mas não da forma como muitos imaginam. Alguns deles podem não ter tido grandes ganhos na terra, mas sim no céu. O texto diz que Deus é “galardoador dos que o buscam” (Heb.11.6) e o galardão não é dado aqui. Não adianta insistir.

Então, voltemos à realidade de Hebreus 11, que foi gloriosa, embora não tenha sido fácil. 

“Outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados” (Heb.11.36-37).

Sabemos que tais ocorrências se referem ao Antigo Testamento, e alguns podem usar este argumento para alegar que vivemos numa realidade muito diferente, mas não nos esqueçamos dos sofrimentos do apóstolo Paulo, no Novo Testamento, como pertencentes ao mesmo tipo (IICor.11.23-27). Se ele estivesse aqui hoje, ouviria algo assim: “Paulo, você está em pecado. Isto é uma maldição hereditária na sua vida. Você precisa ser liberto”.

Fato é que os muitos servos de Deus, citados em toda a bíblia, sofreram porque assumiram o vitupério de Cristo antes de poderem compartilhar da sua glória (Heb.11.26). 

Sofrimentos ocorrem por diversas causas, inclusive pelo pecado, mas, algumas vezes, sofremos pela fé em Cristo. São efeitos colaterais indesejáveis, porém normais, variando de pessoa para pessoa quanto ao tipo e à intensidade. Não podemos pregar um evangelho triunfalista, ilusório, como se a nossa passagem por este mundo fosse isenta de percalços. Muitas lutas nos sobrevirão, seguidas por muitas vitórias, ainda que algumas delas só se concretizem no céu. 

A conversão não nos isenta de sofrimentos neste mundo. Alguns sofrimentos terminam e outros começam. É o que acontece, por exemplo, com o desempregado que entra para o exército. Muitos dos seus problemas terminam, mas isto não significa que ele terá uma vida mansa.

A vida de todo cristão é vida de soldado. Hoje pode ser um dia calmo e amanhã um dia de luta. É normal. Os exercícios são constantes e os ferimentos também, mas a vitória final é garantida.

Efeitos colaterais da fé – a contrariedade de muitos.
O heróis da fé agradaram a Deus (v.5, 6). Em contrapartida, desagradaram a muitas pessoas, mesmo que involuntariamente. Não podemos agradar a todos ao mesmo tempo.

Abel agradou a Deus e desagradou a Caim. 

A vitória de um torna-se grande contrariedade para o outro, ainda que não haja concorrência entre eles. O problema está no egoísmo, que gera a inveja. Noé desagradou seus contemporâneos com sua pregação.

Abraão desagradou sua parentela, quando saiu de Ur dos Caldeus.

Isaque desagradou Esaú. 

Moisés desagradou a filha de Faraó, ferindo, talvez, seus sentimentos de mãe adotiva (v.24). 

Moisés desagradou a Faraó, quando tirou Israel do Egito.

Raabe desagradou os emissários do rei, quando acolheu os escribas. Os conquistadores da terra prometida desagradaram seus antigos donos. Outros desagradaram tanto a tantos que sofreram por isso (v.36,37, 38). Aqueles que decidem servir a Deus desagradarão a muitas pessoas, inclusive a si mesmos, sabendo que o propósito de suas vidas é agradar ao Pai celestial (Gal.1.10). 


OS HERÓIS DA FÉ
Homens que andaram sobre a promessa, abandonando o passado e conquistando o futuro.

Uma forma interessante de analisarmos o capítulo 11 de Hebreus é observando as informações geográficas, os lugares mencionados ou subentendidos, sejam cidades, nações ou reinos, sendo que alguns deles encontram-se em simbólica oposição. 

Abraão precisava renunciar a Ur dos Caldeus para alcançar Canaã. Com o mesmo propósito, Moisés e o povo de Israel precisaram renunciar ao Egito. Chegada a vez de Josué, era preciso destruir Jericó para tomar posse da terra prometida.

Em todos os casos, e também no nosso, o destino final é a pátria celestial, a Nova Jerusalém (Heb.12.22). 

Portanto, apliquemos a nós, da mesma forma, a necessidade de renúncia, que significa perda. Subentende-se, também, que é preciso sair do lugar, movimentar-se, caminhar. A vida cristã é um caminho e não um estacionamento. 

Não podemos ter tudo ao mesmo tempo: os reinos do mundo e o reino dos céus. Hoje, com a agilidade dos meios de transporte, é possível que alguém tome café da manhã em Jerusalém, almoce em Jericó e jante no Egito. Espiritualmente, porém, não podemos fazer isso, no sentido de aproveitarmos o pecado e a vida cristã ao mesmo tempo.

Deus mandou sair, abandonar, destruir. Não devemos voltar e reconstruir, embora isto seja possível (v.14-15). Nosso caminho com Deus deve ser sem retorno, com passagem só de ida.

Os heróis da fé poderiam voltar (retroceder – Heb.10.39), se quisessem, mas preferiam nem lembrar do lugar de onde saíram (Heb.11.14-15). 

Eles superaram expectativas, possibilidades, limites, obstáculos, fronteiras e, principalmente, a si mesmos. 

Mudança de cidade, no caso de Abraão, por exemplo, implicaria em mudança de vida, de cultura, interferindo no seu modo de ser, pensar e falar. Assim deve acontecer com os que saem do reino das trevas e entram no reino da luz através da conversão. 


A galeria dos fracassados
Sempre se fala a respeito dos heróis da fé listados em hebreus 11, mas o capítulo traz também a relação dos fracassados. 
O capítulo contém dois lados, embora sempre vejamos apenas o positivo. Para todo nome vitorioso daquele que venceu pela fé, outros personagens, nos mesmos episódios, fracassaram por não terem fé, ou por não agirem, ou por agirem sem fé. 

Vejamos alguns elementos da “nova lista”:
- Caim, que ofereceu uma oferta sem fé (v.4).
- Os contemporâneos de Enoque, que não andaram com Deus (aqueles que o procuraram quando ele sumiu) (v.5). 
- Os contemporâneos de Noé que não entraram na arca (identificados no texto como “o mundo” condenado por ele) (v.7). 
- Os contemporâneos de Abraão que permaneceram em Ur porque não conheciam a Deus e ficaram fora dos seus propósitos (v.8). 
- Esaú, que aparece apenas como figurante em Hebreus 11.20, porque vendeu seu direito de primogenitura. Seu caso é lembrado também em Hebreus 12.16. 
- Faraó, aquele que mandou matar os meninos no tempo de Moisés (v.23, 24). 
- Os egípcios que se afogaram no Mar Vermelho após a passagem de Israel (v.29).
- Os moradores de Jericó, chamados “desobedientes”, que morreram enquanto Raabe foi salva (v.31). 
- Os soldados inimigos que foram vencidos (v.34). 
- Os carrascos que mataram os servos de Deus (v.37). 

Além das ações motivadas pela fé, o capítulo também faz perceber a omissão, a desobediência e ações malignas realizadas pelos descrentes. Alguns atos merecem destaque: a oferta de Caim (v.4), que parecia tão boa, mas foi rejeitada por Deus, e a tentativa de travessia do Mar Vermelho por parte dos egípcios. Eles tentaram imitar o povo de Deus, mas se afogaram (v.29).

Tais ações sem fé não agradam a Deus. São ineficazes e podem ser prejudiciais. Não se pode colocar fé nas ações, nos rituais, nas palavras, mesmo bíblicas, como se, por si só, pudessem produzir alguma coisa. Toda experiência com Deus relatada em Hebreus 11 está fundamentada em relacionamento, compromisso com Deus. Portanto, os egípcios não conseguiriam atravessar o mar. Da mesma forma, nenhum benefício ou bênção virá do batismo, ceia, oração, jejum, oferta, unção com óleo, louvor ou mesmo da bíblia para aqueles que não querem um compromisso com Deus (Mt.3.7). Serão apenas atos vazios e inúteis. 

A lista dos fracassados é bem mais numerosa do que a relação dos heróis. Nas situações em que um crente se salvou, milhares de incrédulos foram destruídos. Portanto, se toda essa história tem dois lados (fé e incredulidade), a maioria estava do lado errado. Cada um escolhe o lado em que deseja estar. Moisés escolheu (Heb.11.24-29). Ele poderia viver como príncipe pelo resto de seus dias, mas decidiu assumir sua condição de hebreu, membro de um povo escravo. Raabe, que era uma prostituta cananéia, creu em Deus e tornou-se parte do povo de Israel (v.31).

Todos os heróis da fé escolheram o lado em que estariam e o fizeram de modo voluntário (v.14-15).

Por pior que tenha sido nossa origem, condição ou situação, cada um de nós também pode escolher: crer em Deus, trilhar o caminho da fé, ter a vida transformada e ser salvo.

Portanto, nós também... (Heb.12.1) 

Os homens do Antigo Testamento tiveram relacionamento com Deus pela fé, mas não conheceram o Senhor Jesus Cristo, senão através da esperança messiânica (v.26). Por isso, o capítulo 11 termina com as seguintes palavras: “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (Heb.11.40). 

A glória daqueles homens só será completa quando a igreja entrar no céu, e isto só acontecerá por causa da obra de Cristo na cruz. 

A igreja tem a nobre missão de completar a história de Hebreus 11. Por isso, o capítulo 12 começa assim: 

“Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé...” 

O capítulo 12 aplica a nós as lições do capítulo anterior. O propósito de Hebreus 11 não é engrandecer os heróis da fé, mas mostrá-los como exemplos. Não vamos copiar suas ações, mas aprender princípios espirituais demonstrados em suas vidas. 

Se o texto diz: “Portanto, nós também..” isto significa que as operações de Deus não ficaram restritas ao passado. Ele pode fazer maravilhas hoje. Sejamos os heróis da fé no nosso tempo. Não será fácil, mas, através da igreja, a glória de Deus se manifestará neste mundo. 















A fé: sua natureza e seus heróis
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A fé: sua natureza e seus heróis
Texto Básico: Hebreus 11.1-4
Texto Devocional: Marcos 11.20-26
Versículo Chave: Hebreus 11.1
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.”
Alvo da Lição: Você entenderá o que é a fé, e conhecerá uma grande nuvem de testemunhas do passado cuja fé serve de exemplo aos cristãos de hoje.
Leia a Bíblia diariamente
S – Hb 11.1-7
T – Hb 11.8-22
Q – Hb 11.23-29
Q – Hb 11.30-40
S – At 7.1-22
S – At 7.23-43
D – At 7.44-60
Duas razões para o autor ter dedicado 40 versículos à fé no capítulo 11 de sua epístola podem ser estas: (1) contrastar a fé com a ênfase que o Antigo Testamento dava à obediência à lei; e (2) mostrar o que homens e mulheres de Deus (“a grande nuvem de testemunhas”) fizeram por meio da fé, no passado. Assim, ele encoraja seus leitores a permanecerem firmes, lembrando que os cristãos têm promessas superiores (Hb 11.39-40).
I. A natureza da fé (Hb 11.1-3)
1. Que é a fé (Hb 11.1)
A construção gramatical deste versículo no texto original traz a seguinte mensagem: “Fé significa que estamos dando substância às coisas esperadas, e provamos estas ainda que não sejam vistas”.
Leia o mesmo versículo em quatro outras versões.
a. J.B. Phillips
Ora, a fé significa que temos confiança total nas coisas que esperamos, significa ter certeza de coisas que não podemos ver.”
b. NVI
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
c. Linguagem de Hoje
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não vemos.”
d. Bíblia Viva
“Que é a fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que não o possamos ver adiante de nós.”
Fé não é fechar os olhos e dizer: “Vai dar certo”, ou, “tem que acontecer”. Não é pensamento positivo, nem confissão positiva. O alicerce da fé são as promessas da palavra de Deus. A fé, na Bíblia, está sempre ligada à confiança que o homem deposita na palavra do Deus vivo, fiel e verdadeiro (Nm 23.19; Tt 1.2).
2. O testemunho da fé (Hb 11.2)
Ao escrever que os “antigos obtiveram bom testemunho”, o autor coloca o verbo “obter” no tempo e modo de forma a indicar que foi Deus quem deu o testemunho acerca deles. Foram homens e mulheres antigos que receberam recomendação divina por sua fé.
3. Fé e Criação (Hb 11.3)
Aqui temos um importantíssimo testemunho bíblico acerca de como se deu o processo da criação do universo.
a. Entendemos
A palavra expressa uma percepção mental, uma faculdade de pensar, inteligência.
b. Foi o universo formado pela palavra de Deus
Exatamente como o Gênesis registra: “Disse Deus” (Gn 1.3,6,9,14, 20,24,26). Embora os cristãos sejam criticados e até ridicularizados, são os que melhor entendem (“pela fé entendemos”) o processo da criação do universo. Na Bíblia, a palavra de Deus é Deus em ação.
Donald Guthrie escreveu: “Ao contemplar a origem do mundo observável da natureza, o escritor reconhece a necessidade da fé. Se a explicação fosse restrita a fenômenos que podem ser testados, nenhuma fé seria necessária. Mas as palavras ‘pela fé entendemos’ demonstram que o conhecimento não é independente da fé” (Hebreus, Introdução e Comentário, p.213).
Leia Hebreus 11.3 na versão de J.B. Philips:
II. A fé dos antediluvianos (Hb 11.4-7)
1. Abel (Hb 11.4)
Não é dada nenhuma indicação da razão por que seu sacrifício se revelou mais aceitável. O único indício é que foi dito a Caim que, se procedesse bem, ele também seria aceito (Gn 4.7), o que sugere que tinha muito a ver com a atitude do coração e o estilo de vida de Abel. Em outras palavras, o problema não estava no conteúdo da oferta, mas no coração do ofertante.
2. Enoque (Hb 11.5)
Duas coisas sobre Enoque: (1) foi liberto da experiência da morte devido à sua fé (“foi trasladado” – o verbo significa transpor, transferir, remover); (2) obteve testemunho de haver agradado a Deus antes de ser trasladado.
3. A indispensabilidade da fé (Hb 11.6)
Aprendemos também duas coisas acerca do relacionamento entre o homem e Deus. (1) Quem busca a Deus deve crer na Sua existência; (2) quem busca a Deus deve saber que Ele é um Deus galardoador (recompensador, premiador).
4. Noé (Hb 11.7)
Nenhuma outra coisa poderia ter levado Noé a fazer o que fez senão a fé. Ele teve fé suficiente para salvar a si e a sua casa. Observe que a palavra “fé” ocorre duas vezes nesse versículo. William Newell comentou: “Quando Noé entrou na arca, havia a mesma convicção do fato da vinda do dilúvio que ele tinha durante os anos de construção da arca. Deus tinha falado! Aquilo era tudo o que estivera antes na sua mente. Ele nunca olhou para o céu. Fé é a convicção de coisas, mesmo quando elas não são vistas!”
III. A fé dos patriarcas (Hb 11.8-22)
1. A fé de Abraão (Hb 11.8-19)
Não é por acaso que os comentários sobre a fé de Abraão ocupam mais espaço do que o dedicado a qualquer outro personagem do AT neste capítulo. Ele era, por excelência, um homem de fé. Então, era de se esperar que “o pai de todos os que creem” (Rm 4.11), ou o “pai da fé” como alguns dizem, recebesse grande espaço nesta galeria de heróis da fé. Todavia, o espaço de uma lição não é ideal para que façamos os comentários que o texto merece. O esboço a seguir nos ajuda a acompanhar os passos desse pai de muitas nações (Rm 4.17-18) e saber o que ele realizou pela fé.
a. Abraão obedeceu (v.8)
b. Abraão peregrinou (v.9)
c. Abraão aguardou (v.10)
d. Abraão gerou (v.11)
e. Abraão prosperou e alcançou uma pátria superior (v.12-16)
f. Abraão ofereceu (v.17-19)
2. A fé de Isaque, de Jacó e de José (Hb 11.20-22)
a. A fé de Isaque (Hb 11.20)
Sobre a fé de Isaque, o único fato que o escritor menciona foi a bênção de Jacó e Esaú. O nome deles se dá nesta ordem e não na ordem do nascimento, talvez porque essa foi a ordem na qual receberam a bênção de seu pai. Nada se diz acerca do engano a que foi submetido Isaque. A consequência desse engano foi a bênção que havia sido destinada a Esaú (o primogênito) ter sido derramada sobre Jacó. O fato é que Deus inverteu a ordem natural, e o herdeiro da promessa ficou sendo o segundo entre os gêmeos, ao invés do primeiro.
b. A fé de Jacó (Hb 11.21)
“A bênção que passava do pai para o filho era de grande relevância para a mente judaica. O escritor bíblico vê isto como um ato de fé. As bênçãos de Jacó de despedida sobre cada um dos filhos de José são mencionadas como evidência específica da sua fé em Gênesis 48.11-22” (Guthrie, p.222).
c. A fé de José (Hb 11.22)
A vida de José mereceu ser citada como um belo exemplo de fé nesta galeria. O autor da carta escolheu um episódio que pertence ao final da vida de José. Está registrado em Gênesis 50.24-26. José havia passado a totalidade de sua larga vida, a não ser os primeiros dezessete anos, no Egito, mas aquele não era o seu lugar. O cumprimento do seu pedido está em Êxodo 13.19 e Josué 24.32.
Aplicação
Na vida de Isaque, de Jacó e de José encontramos atos preciosos de fé. Eles provaram, mais uma vez, que “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem”.
IV. A fé de Moisés (Hb 11.23-29)
Moisés também recebe um tratamento extenso, porque tanto ele quanto o Êxodo têm muita importância na história do povo de Deus, no AT. Sua vida inteira fora marcada pela consciência da presença e do poder de Deus, além da crescente obediência à palavra do Senhor. Algumas lendas judaicas creditavam a Moisés um vasto conhecimento de aritmética, geometria, poesia, música, filosofia, astronomia e outros ramos do saber. Mas a Escritura afirma “Que nunca mais se levantou em Israel outro profeta como Moisés, (Dt 34.10 cf. Êx 33.11).
O autor da carta destaca dois aspectos da fé de Moisés: pessoal e nacional. O esboço a seguir nos ajudará a cobrir os principais destaques do parágrafo a ser estudado.
1. A autonegação de Moisés (v.24)
2. A solidariedade e a santificação de Moisés (v.25)
3. O sofrimento voluntário de Moisés (v.26)
4. A fé durante o Êxodo (v.27)
5. A fé na celebração da Páscoa (v.28)
6. A fé na travessia do mar Vermelho (v.29)
V. Mais exemplos de fé (Hb 11.30-38)
Em Hebreus 11.32, o autor pergunta: “E o que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário…” Estamos com o mesmo problema dele, falta de tempo! Mesmo assim, novamente podemos esboçar o parágrafo, para melhor percebermos a ideia central.
1. A fé na queda das muralhas de Jericó (v.30)
2. A fé de Raabe (v.31)
3. A fé no período dos juízes (v.32)
4. A fé e realizações (v.33)
5. A fé, libertações, maravilhas e ressureições (v.33-35)
6. A fé e sofrimentos (v.35-37)
7. A fé e a solidão (v.38)
VI. A fé em Cristo é superior (Hb 11.39-40)
Ainda que tantas pessoas tenham feito e recebido coisas extraordinárias por meio da fé, e, por isso, “obtiveram bom testemunho por sua fé”, contudo elas não receberam “a concretização da promessa” (Hb 11. 39). O que o autor quer dizer é que nem um deles viu o cumprimento das profecias referentes à chegada do Messias.
Em Hebreus 11.40, temos mais um texto que comprova a superioridade de Cristo: “por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito” Ele está se referindo à fé cristã. Por isso que Jesus afirmou sobre João Batista: “Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele” (Lc 7.28). Há dois fatos importantes que podemos aprender nesse versículo. Primeiro: ninguém é maior que João Batista, porque ele foi o único profeta da antiga aliança que anunciou o Messias e viu o cumprimento dessa profecia. João Batista e Jesus se encontraram e dialogaram (Mt 3.13‑15). Segundo: o menor no reino dos céus é maior do que João porque, a partir da chegada do Messias, as pessoas entram no reino dos céus crendo em Cristo, e Ele é maior do que todos. A fé em Cristo é superior.
Conclusão
Sobre os heróis da fé, Hebreus 11.38 conclui: “Homens dos quais o mundo não era digno”. Ele quer nos dizer que o mundo não era um lugar bom para esses homens de fé. A estatura espiritual deles fez com que fossem merecedores de uma cidade superior. A ideia é também que o mundo não oferecia hospitalidade compatível com o exemplo de fé dessas pessoas formidáveis. Essa tão grande nuvem de testemunhas (Hb 12.1) é um exemplo para nós. O Deus deles é o nosso Deus. Eles tiveram fé, por isso obtiveram bom testemunho. Então, oremos: “Senhor, aumenta-nos a fé. Amém”.




Quem são os heróis da fé?
Os heróis da fé são todas as pessoas na Bíblia que se destacaram por sua fé. De maneira mais específica, “os heróis da fé” é o nome que muitas vezes é dado à lista de pessoas que foram exemplos de fé em Hebreus 11. Os heróis da fé nos incentivam a ficar firmes na fé.
Hebreus 11:1-2 (Hebreus 11 - Grandes exemplos de fé
1Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
5Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
9Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
10Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
11Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.
13Todos esses viveram pela fé e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
15Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles e lhes preparou uma cidade.
17Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,
18embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
19Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
20Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22Pela fé José, no fim da vida, fez menção ao êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.
23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei.
24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
30Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.
31Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.
32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
38O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
39Todos esses receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
40Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.) explica que os grandes heróis do Antigo Testamento se destacaram por sua fé. Sem fé, eles não teriam se destacado nem visto os milagres de Deus. A fé é essencial na vida cristã.
Na lista de Hebreus 11, os heróis da fé que são destacados pelo nome são:
·         Abel – Deus aceitou seu sacrifício porque tinha fé
·         Enoque – foi arrebatado porque sua fé agradou a Deus
·         Noé – creu em Deus e construiu a arca
·         Abraão – em fé saiu de sua terra e viveu como nômade; ele creu e recebeu um filho em sua velhice
·         Isaque – mostrou sua fé nas promessas de Deus quando abençoou seus filhos
·         Jacó – também abençoou seus filhos com fé
·         José – creu na promessa de Deus e seus ossos foram levados para a terra prometida
·         Os pais de Moisés – com fé, esconderam seu filho do faraó
·         Moisés – pela fé rejeitou a posição de príncipe do Egito para liderar o povo de Israel
·         Raabe – salvou dois espiões israelitas porque cria em Deus
·         Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e Samuel – todos deram bom testemunho por sua fé
A lista dos heróis da fé ainda inclui todos os profetas e muitas pessoas que não são mencionadas pelo nome. Essas pessoas viram grandes milagres mas também enfrentaram grandes dificuldades. Apesar de nunca verem as promessas de Deus cumpridas em Jesus, eles não abandonaram sua fé (Hebreus 11:39 Todos esses receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.).

Veja aqui:   o que é a fé? 

O que é fé? O que a Bíblia diz sobre a fé?
Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.

O que a Bíblia diz sobre a fé?
1. Fé é acreditar, mesmo sem ver
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” - Hebreus 11:1 – não podemos ver Deus, nem o Céu. Ter fé em Deus é acreditar mesmo sem ver.

2. Deus se agrada com a fé
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6 – se você não crê em Deus, como poderá aceitar Jesus como Seu filho, que morreu por você?

3. Deus te ajuda a ter fé
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” - Efésios 2:8 – para ser salvo você precisa compreender que Jesus morreu por seus pecados, aceitar isso como verdade e agir, declarando-O como seu salvador. Isso é fé. Deus nos ajuda a ter fé, dando entendimento e convicção da verdade.

Veja aqui: como ter mais fé?

4. Fé é uma escolha
A fé não implica falta de evidência. Jesus deu muita evidência aos discípulos para acreditarem (Atos dos Apóstolos 1:3). Ter fé é acreditar na evidência. Eu posso não crer que o sol vai nascer amanhã, mesmo com a evidência de ter sempre amanhecido todos os dias de minha vida. A fé é uma escolha.

Que significa ter fé?
1. Compreensão
Para ter fé, é preciso compreender aquilo em que você acredita. Sem compreensão não há fé verdadeira, só uma aceitação cega sem utilidade. Alguém pode explicar para você qual ônibus você precisa pegar mas se você não compreender não vai ajudar.

2. Aceitação
Quando você compreende, você precisa decidir se aceita como verdade ou não. Você pode compreender as instruções para pegar o ônibus mas achar que estão erradas. Ter fé implica acreditar que é verdade.

3. Ação
Agir prova que você tem fé. Se você não pegar o ônibus depois de ouvir as instruções, será que você acreditou mesmo na informação? Uma nova crença muda naturalmente coisas em sua vida.
Todo mundo tem fé e vive de acordo com sua fé. Quem tem fé que o sol vai nascer amanhã dorme sem preocupar com isso durante a noite. Quem tem fé que a ciência é o caminho para a verdade procura aprender mais da ciência. Quem tem fé que Deus existe tenta agradá-Lo.
Nossa fé em Deus vai aumentado na medida em que compreendemos mais. Por isso é muito importante estudar a Bíblia para entender o que Deus tem para você e aceitar essas verdades. Isso depois será refletido em sua vida diária (Tiago 2:22). A fé leva à ação.



O que podemos aprender com os heróis da fé?
Os heróis da fé nos mostram a importância de nos mantermos firmes na fé (Hebreus 12:1-2 1Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.). Quando nos sentimos desanimados, podemos olhar para a vida dos heróis da fé e encontrar encorajamento. Em Jesus recebemos a bênção que todos esses heróis esperavam!
Ter fé para obedecer a Deus nem sempre é fácil. Podemos enfrentar sofrimento, perseguição e, em alguns casos, até a morte! Mas tudo isso vale a pena, porque os milagres de Deus são muito maiores. Uma vida de fé é marcada por grandes lutas mas também grandes milagres (Hebreus 12:11-13 11Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
12Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
13"Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie; antes, seja curado.).

Veja também: como ter mais fé?

Nós também podemos entrar para a lista dos heróis da fé. Não precisamos ser especiais nem ter muitos dons ou talentos (Abraão nunca fez um milagre). Basta termos fé. Aqueles que continuarem firmes e não desistirem da fé serão contados entre os heróis da fé e receberão sua recompensa no Céu.





Como ter mais fé?
A Bíblia mostra como você pode ter mais fé. A fé é uma coisa que cresce e precisa ser cultivada para se tornar mais forte. A Bíblia mostra que até uma fé muito pequena pode ter resultados surpreendentes! Por isso, vale a pena se esforçar para ter mais fé

Você pode aprender a ter mais fé:
Ouvindo a Bíblia
A fé vem por ouvir as palavras de Jesus Cristo (Romanos 10:17). É através da mensagem da Bíblia que você pode encontrar fé para aceitar Jesus como salvador e para o seguir por toda sua vida. As palavras da Bíblia são vivas e têm poder, porque são as palavras de Deus.
Para ter mais fé, você precisa ler a Bíblia. Deixe que as palavras da Bíblia falem com você e lhe mostrem a verdade. Deus usa a Bíblia para fortalecer sua fé.

Também é muito importante ir à igreja (Hebreus 10:25). Na igreja, você ouve a palavra de Deus e aprende como ela é importante para sua vida. Além disso, na igreja você vai conhecer as histórias de outras pessoas crentes. Suas vidas podem lhe ajudar a fortalecer sua fé.
Orando
Orar lhe ajuda a ter mais intimidade com Deus e a confiar mais nele. Quando você ora, o Espírito Santo ajuda e fortalece a fé (Judas 1:20). Em suas orações, escolha crer em Deus, conte suas dúvidas a Ele e creia que Ele tem a resposta. Não desista de orar! Deus vai lhe ajudar a ter mais fé.

Com pequenas ações
A fé não é apenas uma coisa que sentimos. Ela afeta como pensamos e agimos (Tiago 1:22-25). Você não precisa ver montanhas se movendo para ver sua fé aumentar. Você pode fazer outras coisas mais pequenas:
·         Declarar sua fé em Jesus, quando você não vê solução
·         Procurar respostas para suas dúvidas, pedindo sabedoria a Deus
·         Enfrentar seus medos, crendo que Jesus está com você o caminho todo
·         Lembrar de tudo que Deus já fez por você e por pessoas que você conhece
Crescer na fé leva tempo mas se você começar aos poucos, sua fé ficará mais forte. Os pequenos desafios ajudam a ficar mais forte para os desafios maiores da fé. E nunca se esqueça, com uma fé pequena ou grande, Jesus lhe ama!








Hebreus 11 Estudo: Os Heróis da Fé

Em Hebreus 11, o autor aos Hebreus escreve aquilo que hoje é chamada de a galeria dos heróis da fé. Ele começa apresentando o conceito de fé e falando sobre a sua importância.
A partir disso ele apresenta uma lista detalhada de exemplos de homens e mulheres de Deus que tiveram suas vidas completamente influenciadas pela fé.

Esboço de Hebreus 11:
Hebreus 11.1 – 3: A importância da fé
Hebreus 11.4 – 12: Exemplos de homens e mulheres de fé
Hebreus 11.13 – 16: A esperança alimentada pela fé
Hebreus 11.17 – 40: Mais exemplos de homens e mulheres de fé

A Certeza Daquilo Que Esperamos
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”. (Hebreus 11.1,2)
Tendo concluído a nomeação de pessoas particulares, ele passa a nos contar quais coisas foram feitas pela fé exercitada por eles.
Ele menciona coisas que facilmente se aplicam a uma ou outra das pessoas listadas; mas ele menciona também outras coisas que não são tão fáceis de ser adaptadas a qualquer das pessoas mencionada aqui, mas precisam ser deixadas à conjectura e aplicação gerais.

 “…pela fé, venceram, reinos” (Hebreus 11.33). Assim fizeram Davi, Josué e muitos dos juízes. Aprendemos disso que os interesses e poderes dos reis e reinos são com frequência estabelecidos em oposição a Deus e seu povo.

Deus pode facilmente subjugar todos esses reis e reinos que se opõem a Deus. A fé é uma qualidade adequada e excelente daqueles que lutam nos caminhos do Senhor; torna-os justos, ousados e sábios.
Eles “…praticaram a justiça”, tanto na esfera pública quanto na particular. Eles afastaram muitos da idolatria e os levaram para os caminhos da justiça.
Eles creram em Deus, e isso lhes foi imputado como justiça; eles andaram e agiram de forma justa para com Deus e os homens. Maior honra é produzir justiça do que fazer milagres; a fé é um princípio ativo da justiça universal.

Alcançando Promessas
Eles “…alcançaram promessas”, tanto gerais quanto especiais. E a fé que nos dá um interesse pelas promessas; é pela fé que recebemos o conforto das promessas; e é pela fé que somos preparados a esperar pelas promessas, e a recebê-las no tempo devido.
Eles “…fecharam as bocas dos leões”; foi o que fizeram Sansão (Juízes 14.5,6), Davi (1 Samuel 17.34,35), e Daniel (Daniel 6.22). Aprendemos disso que o poder de Deus está acima do poder da criatura.
A fé engaja o poder de Deus a favor do seu povo, sempre que for para a glória dele, para dominar feras brutas e homens brutais.
Eles “…apagaram a força do fogo” (Hebreus 11.34). Assim Moisés, pela oração da fé, apagou o fogo da ira de Deus que tinha sido aceso contra o povo de Israel (Números 11.1,2).
Assim fizeram os três rapazes, aliás, vencedores poderosos (Daniel 3.17-27). Sua fé em Deus, recusando-se a adorar a imagem de ouro, os expôs à fornalha que Nabucodonosor tinha preparado para eles.
E a fé deles os sustentou e produziu aquele poder e presença de Deus na fornalha que apagou a violência do fogo, de modo que nem o cheiro ficou sobre eles.
Nunca a graça da fé foi provada de forma mais severa, nunca foi exercida de maneira mais nobre, e nunca foi recompensada de forma mais gloriosa, como no caso deles.

Escaparam…
Eles “…escaparam do fio da espada”. Assim Davi escapou da espada de Golias e de Saul; e Mardoqueu e os judeus escaparam da espada de Hamã.
As espadas dos homens são mantidas nas mãos de Deus, e Ele pode tornar cego o fio da espada, e levá-la para longe do seu povo e contra os seus inimigos quando Ele quiser.
A fé se agarra àquela mão de Deus que segura as espadas dos homens; e Deus muitas vezes permitiu que prevalecesse a fé do seu povo e livrou-os.
“…da fraqueza tiraram forças”. Da fraqueza nacional, em que os judeus caíam com frequência em virtude de sua incredulidade; após o avivamento da sua fé, todo o seu interesse era renovado e florescia.
Da fraqueza do corpo; assim Ezequias, crendo na palavra de Deus, recuperou-se de uma enfermidade mortal, e atribuiu sua recuperação à promessa e ao poder de Deus (Isaías 38.15,16):
“Que direi? Como me prometeu, assim o fez; Senhor, com estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito”. E é a mesma graça da fé que da fraqueza espiritual ajuda os homens a se recuperarem e a restaurarem suas forças.

Eles “…na batalha se esforçaram”
Assim fizeram Josué, os juízes e Davi. A verdadeira fé concede a mais verdadeira coragem e paciência, visto que discerne a força de Deus e com isso a fraqueza de todos os seus inimigos.
Eles não foram somente valentes, mas bem-sucedidos. Deus, como recompensa e encorajamento pela fé demonstrada por eles, pôs “…em fugida os exércitos dos estranhos”, daqueles que eram estranhos à sua comunidade, e inimigos da sua fé.
Deus fez com que fugissem e caíssem diante dos seus servos fiéis. Comandantes que criam e oravam com fé, estando à frente de exércitos que criam e oravam, foram tão reconhecidos e honrados por Deus que nada pôde ficar em pé diante deles.
“As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos” (Hebreus 11.35). Assim aconteceu com a viúva de Sarepta (1 Reis 17.23) e a sunamita (2 Reis 4.36).
“Em Cristo, não há macho nem fêmea” (Gálatas 3.28); muitas do sexo mais fraco têm sido fortes na fé. Embora o concerto da graça inclua os filhos dos crentes, mesmo assim os deixa expostos à morte natural.
Mães pobres são relutantes em abrirem mão do seu interesse por seus filhos, mesmo que a morte os tenha levado.
Deus às vezes se compadeceu tanto com os ternos sentimentos de mães pesarosas que devolveu a vida aos seus filhos. Assim Cristo teve compaixão da viúva de Naim (Lucas 17.12ss.). Isso deve confirmar a nossa fé na ressurreição geral. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)


O que significa a oração do Pai Nosso?
A oração do Pai Nosso é um modelo que Jesus nos deu de como orar. A oração feita segundo o modelo do Pai Nosso é agradável a Deus. A oração do Pai Nosso está em Mateus 6:9-13.

É bom conhecer a oração do Pai Nosso mas não devemos usá-lo como uma fórmula mágica. Repetir muito o Pai Nosso sem entender seu significado nem aplicá-lo à sua vida não vai ajudar (Mateus 6:7-8). Podemos dizer o Pai Nosso com convicção ou usar seu modelo para fazer nossas próprias orações.
“Pai nosso, que estás nos céus”
Essa oração é conhecida como Pai Nosso por causa das primeiras duas palavras. Deus não é alguém distante e assustador. Ele é nosso Pai carinhoso, que quer nos abençoar porque nos ama. Deus não é uma criatura da terra, Ele mora no céu, na eternidade. Essa introdução indica a quem devemos orar e nos ajuda a entender quem Deus é.
Quer saber mais sobre Deus? Leia aqui sobre quem Deus é.

“Santificado seja o teu nome”
Deus é Santo e é importante reconhecer sua santidade. Santificar o nome de Deus significa ter respeito por Deus. Devemos mostrar respeito pela santidade de Deus e procurar viver uma vida santa. Precisamos orar com respeito.
Veja aqui mais sobre como orar.

“Venha o teu reino”
Nossa grande esperança é que Jesus voltará e todo o mal será destruído. Nesse dia teremos vida eterna. Devemos sempre lembrar dessa esperança e orar para que venha logo (2 Pedro 3:11-12).
“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”
Nossa oração não deve ser para que Deus faça nossa vontade, mas que nós façamos a vontade de Deus. Quando nós decidimos servir a Deus, a vontade dele se torna nossa vontade e vamos orar pelas coisas certas.

“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”
Nosso sustento depende de Deus. Ele nos dá tudo o que precisamos para viver: comida, dinheiro, emprego... Quando precisamos de ajuda, podemos pedir a Deus e confiar que Ele vai suprir nossas necessidades, porque Ele nos ama.

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”
Perdoar é muito importante. Quem não perdoa outras pessoas ainda não entendeu o perdão de Deus, que traz salvação. É bom tirar um tempo em oração para perdoar quem nos ofendeu e pedir perdão a Deus por nossos pecados.
Descubra aqui: como posso perdoar?

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”
Todos sofremos tentação para pecar mas Deus nos ajuda a resistir (1 Coríntios 10:13). É importante pedir força a Deus para lutar contra a tentação. O Maligno não poderá vencer quem confia em Deus.

“Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”
Tudo pertence a Deus. Quando oramos podemos deixar tudo nas mãos de Deus, confiando que Ele vai agir para nosso bem. Não precisamos ter medo nem ficar ansiosos. Deus tem todo o poder e só Ele merece nosso louvor.

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