Parábola
do Semeador
Jesus o Semeador.
A Parábola do Semeador é uma das parábolas de Jesus
encontradas nos três evangelhos sinópticos
e o apócrifo
Evangelho de Tomé 1 . Nesta história, um semeador
deixou cair uma semente no caminho, em terreno rochoso e entre os espinhos, e
ela se perdeu, mas quando a semente caiu em boa terra, cresceu, multiplicando
por trinta, sessenta e cem a colheita.
Índice
- 1 Narrativa bíblica
- 2 Comparação entre Evangelho de Tomé e os
Evangelhos Sinópticos
- 3 Interpretação
- 4 Referências
Narrativa bíblica
“
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«Naquele
dia saindo Jesus de casa, sentou-se junto ao mar; chegaram-se a ele grandes
multidões, de modo que entrou numa barca e se assentou; e todo o povo ficou
em pé na praia. Muitas coisas lhes falou em parábolas, dizendo: O semeador saiu a semear.
Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves
e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita
terra; logo nasceu, porque a terra não era profunda e tendo saído o sol,
queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos,
e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra caiu na boa terra e dava fruto,
havendo grãos que rendiam cem, outros sessenta, outros trinta por um. Quem
tem ouvidos, ouça.» (Mateus 13:1-9)
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”
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“
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«Ouvi.
O semeador saiu a semear; quando semeava, uma parte da semente caiu à beira
do caminho, e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares
pedregosos, onde não havia muita terra; logo nasceu, porque a terra não era
profunda, e tendo saído o sol, queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se.
Outra caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram, e sufocaram-na, e não
deu fruto algum. Mas outras caíram na boa terra e, brotando e crescendo,
davam fruto, um grão produzia trinta, outro sessenta e outro cem. Disse: Quem
tem ouvidos para ouvir, ouça.» (Marcos 4:3-9)
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”
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Em Lucas:
“
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«Afluindo
uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse
Jesus em parábola: Saiu o semeador para semear a sua semente. Quando semeava,
uma parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a
comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, porque não havia
umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; com ela cresceram os espinhos, e
sufocaram-na. Outra caiu na boa terra e, tendo crescido, deu fruto a cento
por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» (Lucas 8:4-8)
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”
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Comparação entre Evangelho de
Tomé e os Evangelhos Sinópticos
Imagem representando a parábola.
O trecho em Tomé é:
“
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9.
Disse Jesus: Saiu o semeador. Encheu a mão e lançou a semente. Alguns grãos
caíram no caminho; vieram as aves e os cataram. Outros caíram sobre os
rochedos; não deitaram raízes para dentro da terra nem mandaram brotos para o
céu. Outros ainda caíram entre espinhos, que sufocaram a semente e o verme a
comeu. Outra parte caiu em terra boa, e produziu fruto bom rumo ao céu;
produziu sessenta por uma, e cento e vinte por uma.
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”
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O Evangelho de Tomé, como de costume, não fornece qualquer contexto
narrativo, nem qualquer explicação, mas nos sinópticos essa parábola aparece
como parte de um conjunto proferido por Jesus enquanto ele estava em um barco à
beira de um lago. A parábola fala de sementes que foram irregularmente
dispersas, algumas caindo na estrada e conseqüentemente, foram consumidas por
aves, algumas caindo sobre a rocha e foram incapazes de se enraizarem, e alguns
caindo nos espinhos, que sufocaram a semente e os vermes comeram. Foram, de
acordo com a parábola, apenas as sementes que caíram em boa terra que foram
capazes de germinar, produzindo uma safra de trinta, sessenta ou até cem vezes
mais, do que havia sido semeada.
Embora o Evangelho de Tomé não explique a parábola de forma alguma, os
sinópticos dizem que os discípulos não entenderam e
questionaram por que Jesus estava ensinando através de parábolas, e também que Jesus esperou até muito
mais tarde, após a multidão ter saído, antes de explicar o motivo das
parábolas, dizendo aos seus discípulos:
“
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«A vós
vos é dado o mistério do reino de Deus; mas aos de fora tudo se lhes propõe
em parábolas, para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não
entendam, para que não suceda que se convertam e sejam perdoados.» (Marcos 4:11-12)
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”
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Interpretação
Segundo os evangelhos, o próprio Jesus explica a parábola:
“
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«O
semeador semeia a palavra. Os que se acham pelo caminho,
onde a palavra é semeada, são aqueles, de quem, depois de a terem ouvido,
vindo logo Satanás, tira a palavra que neles tem sido semeada.
Igualmente os semeados nos lugares pedregosos são aqueles que, ouvindo a
palavra, imediatamente a recebem com alegria; eles não têm em si raiz, mas
duram pouco tempo; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se
escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a
palavra, e os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça de outras coisas, entrando,
abafam a palavra, e ela fica infrutífera. Os semeados na boa terra são os que
ouvem a palavra e a recebem, e produzem fruto, a trinta, a sessenta e a cem
por um.» (Marcos 4:14-20)
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”
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A maior parte dos acadêmicos acredita que a parábola tinha um tom
otimista originalmente, no sentido de que a "semente" eventualmente
sucederá, enraizando-se e produzindo uma grande colheita3 . É a primeira parábola a ocorrer em
Marcos, que, de acordo com a hipótese da fonte Q, teria
sido o primeiro livro a ser escrito. Marcos a utiliza para sublinhar a reação
aos ensinamentos anteriores de Jesus pelo povo e também a reação que a mensagem
cristã tinha tido no mundo nas três décadas que separam o final do ministério
de Jesus e a composição do evangelho4 .
Jesus afirma estar ensinando em parábolas por que ele não quer que todos
o compreendam, apenas os que o seguem. Por isso, um ouvinte já deve estar
comprometido a seguir Jesus para compreender completamente a mensagem e sem
esse compromisso, não a compreenderá. E se alguém não compreende completamente
a parábola, é um sinal de que não é um discípulo de fato5 . Jesus cita Isaías
6:9-10, que também pregou em Israel, sabendo que esta passagem
passaria despercebida (ou não compreendida) de modo que os pecados dos israelitas não seriam perdoados e eles seriam punidos por Deus
por eles4 . Existe um debate sobre se este seria o
significado original desejado por Jesus ou se foi Marcos quem deu
ao trecho essa conotação5 . A explicação completa do significado da
parábola reafirma que haverá dificuldades para a mensagem de Jesus se fixar,
talvez uma tentativa por parte de Marcos de reforçar a fé de seus leitores,
talvez frente à alguma perseguição6 . Esta parábola é possivelmente essencial
para a compreensão de todas as demais parábolas de Jesus, pois ela deixa claro
que o que é necessário para entender entender Jesus é a fé anterior em sua
mensagem e que Ele não irá tentar iluminar os que se recusam a acreditar e irá
apenas confundi-los7 .
A parábola também já foi interpretada como revelando que há (pelo menos)
três "níveis" de progresso e salvação divinos. Ireneu escreveu:
“
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...há
diferença entre a habitação dos que produzem cem vezes e dos que produzem
sessenta vezes e os que produzem trinta vezes; pois os primeiros serão
levados aos céus, os segundos irão morar no paraíso e os últimos irão habitar a
cidade; e foi neste sentido que o Senhor afirmou que "Na casa de meu Pai
há muitas moradas"8 .
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”
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