Lições Bíblicas CPAD – Adultos
3º
Trimestre de 2015
Título: A Igreja e o seu Testemunho —
As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais – Comentarista: Elinaldo
Renovato de Lima
Lição
1: Uma mensagem à Igreja Local e à
Liderança
TEXTO ÁUREO
“Ninguém
despreze a tua mocidade; as sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no
amor, no espírito, na fé, na pureza” (1Tm 4.12).
VERDADE PRÁTICA
As
cartas pastorais reúnem orientações à liderança cristã e aos membros em geral
para que vivam conforme a vontade de Deus.
LEITURA DIÁRIA
1Tm
1.2 – O cuidado paternal pelo jovem
obreiro
Ef
6.17 – A Palavra de Deus é
a “Espada do Espírito”
Gl
4.9-11 – O pastor deve ter
cuidado com o legalismo
At
15.19,20 – De que os crentes gentios devem se abster
1Co
5.7 – Paulo alerta a
respeito do cuidado com o “fermento velho”
2Tm
2.15 – Preparado para
manejar a Palavra da verdade
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1
Timóteo 1.1,2; Tito 1.1-4.
1
Timóteo
1
— Paulo, apóstolo de Jesus
Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo,
esperança nossa,
2
— a Timóteo, meu verdadeiro
filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de
Cristo Jesus, nosso Senhor.
Tito
1
1
— Paulo, servo de Deus e
apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da
verdade, que é segundo a piedade,
2
— em esperança da vida eterna,
a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
3
— mas, a seu tempo, manifestou
a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus,
nosso Salvador,
4
— a Tito, meu verdadeiro
filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da
do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
HINOS SUGERIDOS
210,
225 e 515 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Apresentar
um panorama geral das epístolas paulinas de Timóteo e Tito.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
·
I.
Introduzir as epístolas
pastorais de Timóteo e Tito.
·
II.
Conhecer os propósitos
das epístolas de Timóteo e Tito.
·
III.
Conscientizar a
respeito da atualidade das epístolas pastorais.
·
IV.
Explicar o conteúdo da
mensagem de Paulo para a liderança.
INTERAGINDO COM
O PROFESSOR
Prezado
professor, neste terceiro trimestre do ano, estudaremos a respeito das
epístolas de Timóteo e Tito. O autor destas cartas é o apóstolo Paulo. Ele as
escreveu com o objetivo de orientar e confortar dois jovens pastores, Timóteo e
Tito. A cada lição estudada, você verá que os conteúdos destas epístolas são
repletos de bons conselhos que podem ajudar líderes e liderados a viverem
conforme a vontade de Deus.
O
comentarista é o pastor Elinaldo Renovato de Lima — autor de diversos livros,
líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN.
O
enriquecimento espiritual que advirá do estudo de cada lição será sentido na
liderança e em cada membro da Igreja de Cristo.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste
trimestre teremos a oportunidade ímpar de estudar as Epístolas de 1 e 2 Timóteo
e Tito. Estas cartas, em geral, são consideradas um conjunto, já que foram
dirigidas a dois jovens pastores que cuidavam do rebanho do Senhor juntamente
com Paulo. O conteúdo delas está repleto de conselhos úteis sobre a estrutura
da vida na igreja. Estes conselhos fazem destas cartas verdadeiros manuais
eclesiásticos para a liderança das Igrejas de hoje.
PONTO CENTRAL
As
epístolas de Timóteo e Tito apresentam orientações aos líderes e membros quanto
à vida pessoal e cristã.
I. AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
1.
Cartas pastorais. As
três epístolas que estudaremos são chamadas de cartas pastorais, e isso se deve
ao fato de terem sido elas endereçadas a dois jovens pastores: Timóteo e Tito.
Foram escritas por Paulo, um líder itinerante, que estava preocupado com os
jovens pastores. Ele os instrui de modo cuidadoso a respeito do trato com a
Igreja e com seus ministérios.
2.
Datas em que foram escritas. A
Primeira Epístola de Timóteo foi escrita por volta de 64 d.C., entre a primeira
e a segunda prisão de Paulo, e enviada de Roma ou da Macedônia (talvez
Filipos). Em seguida, por volta de 65 d.C., foi escrita a Carta a Tito. Já a
Segunda Epístola de Timóteo foi escrita em tomo de 67 d.C., quando do segundo
encarceramento do apóstolo, e antes de sua morte. Faz parte das “cartas da
prisão”, ao lado de Filipenses, Efésios, Colossenses e Filemom.
3.
Conteúdo. Estas
epístolas formam um conjunto literário, devocional e doutrinário, em que se
observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos propósitos para qual
foram escritas. A estrutura foi elaborada com o intuito de alcançar seus
destinatários com solenes ensinos e advertências da parte de Deus. O conteúdo
pode ser resumido da seguinte maneira:
a)
Saudação. Nas saudações
aos destinatários, Paulo demonstra o seu cuidado para com os jovens obreiros
(1Tm 1.2; Tt 1.1-4; 2Tm 1.1,2);
b)
Qualificações ministeriais. Paulo
demonstra que para ser Ministro do Evangelho, há requisitos a serem respeitados
(1Tm 3.1-13; Tt 1.5-9);
c)
Alerta contra os falsos mestres e as falsas doutrinas (1Tm 4.1-5; Tt 1.10-16). Falsos
mestres e falsas doutrinas já existiam nas igrejas e infelizmente ainda existem
em muitos lugares;
d)
O cuidado com a “sã doutrina” (1Tm
1.10; 6.3; 2Tm 1.13; 4.3; Tt 2.1); a falta desse cuidado contribui para a
disseminação das heresias e desvios de toda a espécie;
e)
Comportamento e conselhos a diversos grupos (1Tm 5.1-25; Tt 2.1-10). Paulo fala a
respeito dos servos, senhores, pais, filhos, jovens e outros grupos.
SÍNTESE
DO TÓPICO (I)
As
epístolas pastorais receberam esta designação pelo fato de terem sido escritas
e enviadas a dois pastores.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“O
centro do ensino de Paulo a Timóteo concentra-se no modo de vida que é
apropriado dentro da igreja. As suas lições falam de oração (2.1-8), mulheres
(2.9-15), a escolha de ‘bispos’ (3.1-7) e ‘diáconos’ (3.8-13) e concluem com
uma liturgia de louvor (3.14-16). Estas lições têm o objetivo de ajudar Timóteo
a saber ‘como convém andar na igreja do Deus vivo’.
A
seguir, Paulo passa a falar do próprio Timóteo. É aparente que, embora Paulo
amasse muito Timóteo, e o enviasse em importantes missões. Timóteo, por
natureza, era tímido e hesitante. Por isto as palavras de Paulo parecem, às
vezes, ir além do incentivo e da exortação. Paulo lembra Timóteo de que ele
pode esperar falsos ensinos infectando as igrejas, e que o seu dever é ‘propor’
a verdade aos irmãos (4.1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve ‘mandar
e ensinar’ a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua ‘mocidade’. E as
exortações prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’, ‘ocupar-se nelas’
e ‘perseverar nelas’ (4.10-16)” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2007, p.
467).
II.
PROPÓSITO E MENSAGEM
As
cartas pastorais de 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito tinham em comum os seguintes
propósitos:
1.
Orientar os líderes quanto à vida pessoal. Paulo exorta o jovem pastor Timóteo dizendo
que ele deveria servir como exemplo em tudo (1Tm 4.12,16). Para estar na
liderança de uma igreja local é imprescindível ter uma vida exemplar. Também é
necessário e importante que o líder saiba cuidar bem de sua vida familiar (1Tm 3.1-13),
a fim de que sua esposa e filhos tenham uma boa conduta.
2.
Combater as heresias. Paulo
sabia das diversas heresias que ameaçavam as igrejas locais. O apóstolo estava
preocupado com os crentes que já haviam sido seduzidos pelo judaísmo. O
judaísmo exigia o cumprimento de vários rituais e liturgias, contudo Jesus nos
ensinou uma nova maneira de cumprir a Lei e de viver. Jesus fez uma Nova
Aliança com a humanidade mediante seu sacrifício na cruz. Naquele tempo havia
também o perigo do gnosticismo, ou seja, uma filosofia herética, que defendia o
dualismo, segundo o qual a matéria é má e o espírito é bom. Por isso, negava a
encarnação de Cristo, pois o corpo, sendo matéria, contaminaria seu espírito.
Paulo deixou Timóteo em Éfeso para amenizar os estragos dessa heresia, que se
infiltrou no meio dos crentes, sob influência de Himeneu e Alexandre (1Tm
1.19,20).
SÍNTESE
DO TÓPICO (II)
As
epístolas de Timóteo e Tito tinham como propósitos orientar os líderes quanto à
vida pessoal e no combate as heresias.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“A
responsabilidade imediata de Timóteo era esta: ‘Para advertires a alguns que
não ensinem outra doutrina’. O apóstolo não nos informa a quem ele se referia
quando emitiu esta ordem; Timóteo provavelmente já sabia muito bem quem eram os
envolvidos. Paulo usa termos vagos para descrever a natureza destas heresias:
Fábulas ou... genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que
edificação de Deus, que consiste na fé.
Mesmo
que seja impossível concluir com plena certeza quais eram esses ensinos que o
apóstolo percebia que estavam minando a fé dos cristãos efésios, não é forçar a
interpretação sugerir que se tratava de um começo de gnosticismo. A heresia
conhecida por gnosticismo, que no século II se tornou ameaça séria à
integridade do ensino cristão, tinha raízes judaicas e gentias. Houve três
fases sucessivas da influência judaica na igreja primitiva. A segunda era a
fase judaizante que Paulo combateu com tanta eficácia na Epístola aos Gálatas.
É sobre a terceira fase, em que havia ‘revelações fingidas sobre nomes e
genealogias de anjos’, que o apóstolo procura avisar Timóteo” (RICHARDS,
Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2007, p. 452).
III.
UMA MENSAGEM PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE
Estamos
vivendo os tempos trabalhosos que Paulo falou em 1 Timóteo 4.1,2. Precisamos
estar atentos, por isso, vamos estudar duas heresias da atualidade. Estas
precisam ser confrontadas com a Palavra de Deus.
1.
O “evangelho” da prosperidade. Um
dos mais eminentes defensores, desta falsa doutrina ensinou que “você é tanto
uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi. Você não tem um deus dentro
de você. Você é um deus”. Se o crente é “deus” pode tudo; tudo o que disser
tornar-se-á realidade (confissão positiva); e terá o mundo e as riquezas que
desejar, sem pobreza nem enfermidades. À luz da Palavra de Deus, tal
ensinamento equivale a orgulho, presunção e soberba. Sabemos que Deus abomina
toda altivez (Pv 6.16-19) e que tal ensino é contrário as Escrituras Sagradas.
Somos criaturas, temos falhas e sem Deus nada somos e nada podemos. O poder e a
majestade são dEle.
2.
Apostasia dos últimos dias. Paulo
adverte aos crentes quanto ao que está acontecendo nos dias atuais, onde muitos
estão abandonando a fé em Cristo. Em Tito, ele faz advertência semelhante sobre
falsos líderes, contradizentes e de torpe ganância (Tt 1.9-13). Precisamos
estar atentos para que os ensinos heréticos e a apostasia não alcancem a Igreja
do Senhor. O líder tem a responsabilidade de zelar pela sã doutrina.
SÍNTESE
DO TÓPICO (III)
Embora
tenha sido escrita em um tempo distinto do nosso, podemos encontrar nas cartas
pastorais, ensinos preciosos para a liderança local e para a igreja dos dias
atuais.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“O
Espírito Santo revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma
rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo. Aparecerão na igreja
pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns
realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo
eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos
enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e zelo por Deus que tinham
antes, desviarão muitas pessoas.
Muitos
crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (2Ts 2.10) e de
resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias. Por isso, o evangelho
liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em
muitas igrejas” (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1870).
IV.
MENSAGEM PARA A LIDERANÇA
1.
Administração eclesiástica. Em
1 Timóteo 3.1-12 e em Tito 1.5-9, vemos um conjunto de qualificações que
aqueles que desejam liderar uma igreja necessitam ter. Infelizmente, em muitas
igrejas, nem sempre estas recomendações são observadas. Porém, a liderança
exige esforço. É necessário que o pastor tenha uma vida santa e irrepreensível.
É preciso esforço e disciplina. Observe com atenção, algumas das qualificações
necessárias ao líder: Irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos
fiéis, não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, não espancador, não
cobiçoso de torpe ganância, dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado,
justo, santo, temperante, retendo firme a Palavra, capaz de admoestar com a sã
doutrina, etc.
2.
Ética ministerial. Na
Segunda Epístola a Timóteo, Paulo diz que o ministro deve apresentar-se a Deus
“aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar; que maneja bem a
palavra da verdade” (2.15). A verdadeira liderança se estabelece pelo exemplo,
pelo testemunho, muito mais do que pela eloquência, pela oratória ou pela
retórica. Não são os diplomas de um pastor que o qualificam como líder cristão,
mas seu exemplo, sua ética, diante de Deus e da igreja local. Paulo tinha
condições de ensinar liderança e ética, pois sua vida era exemplo para a igreja
e para os de fora (Fp 3.17; 1Co 11.1).
O
líder cristão não é o que “manda”, mas o que serve. Não é o maior, e sim o menor
(Mt 20.24-28).
SÍNTESE
DO TÓPICO (IV)
As
epístolas de Timóteo e Tito apresentam um conjunto de qualificações que aqueles
que desejam a liderança devem ter.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“A
liderança é essencial à vida e missão da igreja. Sem ela, a igreja tropeça e
cai num curso incerto em sua peregrinação rumo a um lugar melhor. Sem
liderança, a igreja não é capaz de cumprir seus propósitos de ministrar
eficazmente aos de dentro e alcançar os de fora, nem pode render a Deus a
glória que Ele merece.
O
pastor é a pessoa chamada para prover a liderança final da igreja, não
importando o sistema administrativo dela. O sucesso da igreja depende em grande
parte de sua capacidade de liderança.
Liderança
é bíblica. A ideia de alguém liderando outros está fundamentada nas Escrituras.
Assumir papel de líder na igreja de Deus e esperar que outros sigam seu exemplo
não é egoísmo, autoritarismo, condescendência nem pecado. Temos certeza disso
porque as Escrituras deitam as bases e os princípios da liderança cristã”
(MACARTHUR, John. Ministério Pastoral: Alcançando a excelência
no ministério cristão. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012, pp.294-5).
CONCLUSÃO
As
cartas pastorais contêm doutrinas e exortações quanto a assuntos práticos, mas
também diretrizes gerais sobre liderança, designação de obreiros, suas
qualificações, as responsabilidades espirituais e morais do ministério; do
relacionamento com Deus, com os líderes e das relações interpessoais. São
riquíssimas fontes de ensino para edificação das igrejas locais nos tempos
presentes.
PARA REFLETIR
A
respeito das Cartas Pastorais:
Quais
as epístolas estudaremos neste trimestre?
1
e 2 Timóteo e Tito.
Quem
escreveu as cartas a Timóteo e Tito?
Elas
foram escritas por Paulo.
Em
que data, aproximadamente, foi escrita a Primeira Epístola de Timóteo?
Foi
escrita no ano de 64 d.C. (aproximadamente).
Quais
eram os propósitos de 1 e 2 Timóteo e Tito?
Orientar
os líderes quanto à vida pessoal e combater as heresias.
De
acordo com a lição, o líder é quem manda ou quem serve?
O
líder cristão não é o que “manda”, mas o que serve. Não é o maior, e sim o
menor.
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
Uma
mensagem à Igreja Local e à Liderança
Entre
os anos 50 e 65 d.C., a Igreja era uma comunidade incipiente. Historicamente,
há pouco havia acabado de nascer. Nesse período, as cidades de Éfeso e de Creta
foram evangelizadas pelo apóstolo Paulo. Ali, numa região de domínio romano,
mas também de predominância cultural grega, o Evangelho “explodiu”. Uma
incipiente comunidade de cristãos em Éfeso e Creta não poderia ficar sem a
referência apostólica, por isso, o apóstolo dos gentios viu-se obrigado a
escrever três cartas, cujos estudiosos classificam como pastorais: 1 Timóteo, 2
Timóteo e Tito.
Basicamente,
as cartas contêm conselhos práticos de encorajamento sobre a vida e o
ministério dos jovens pastores Timóteo e Tito. O apóstolo os instruiu sobre as
normas necessárias, o combate imperioso contra as heresias e fábulas da época,
entretanto, colocando a eclesiologia das comunidades em destaque: a organização
da igreja; o cuidado competente e encorajador do pastor aos grupos específicos
da igreja local, tais como aos jovens, aos adultos, aos anciões e aos oficiais
da igreja.
O
apóstolo Paulo era um missionário atarefado e, por isso, não poderia estar
frequentemente nas comunidades fundadas por ele. Todavia, as igrejas cristãs
não poderiam ficar sem o ensino de Cristo. Assim, percebemos a preocupação e a
urgência que Paulo demonstrou sobre o estabelecimento de diáconos e
presbíteros, logo nos primeiros capítulos de 1 Timóteo e de Tito. Em linhas
gerais, podemos dizer que o objetivo principal das cartas era instruir os
jovens pastores sobre como separar e estabelecer bons obreiros para a seara do
mestre. De antemão, a tarefa do oficial cristão não é nada fácil, pois o tempo
é difícil e trabalhoso. Os obreiros do Senhor, em primeiro lugar, deveriam ser
provados e aprovados por Deus (2Tm 2.15), como pessoas aptas ao ensino do
Evangelho, manejando bem a palavra da verdade. Esta predisposição era essencial
a todo o vocacionado pelo Senhor a administrar a obra de Deus.
A
partir dessa orientação pastoral, segundo as cartas de Paulo, veremos a
administração das primeiras comunidades cristãs locais, organizando-se em um
conselho de presbíteros, que subdividiriam-se em administradores e ensinadores
(1Tm 5.17), e o estabelecimento dos diáconos (At 6). Portanto, a igreja do
primeiro século era organizada, observava a Palavra, assistia e acolhia
pessoas. Esta obra não podia acabar!
Beto Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário