sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA - ESTUDO BIBLICO


Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida - Estudo bíblico

Sua vida tem rumo? Jesus veio para nos mostrar o caminho para o Pai, que dá sentido à vida. E mais: Jesus disse que ele é o caminho. Descubra nesse estudo bíblico o significado de um dos versículos mais conhecidos da Bíblia:

João 14.6: Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Cristo é “o caminho” para o Pai – “ninguém vem ao Pai senão por mim”;
Ele é “A Verdade” de tudo o que encontramos no Pai quando chegamos a Ele: “Pois nele habita toda a plenitude da divindade corporalmente” (Cl 2: 9: 9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
Pois – “Porque”. Sua “filosofia” (Cl 2: 8) não é “depois de Cristo”, como toda filosofia verdadeira é, tudo o que vem não vem, e não tende a Ele, sendo uma ilusão; “Pois nele (só) habita” como em um templo, etc.
a plenitude – (Cl 1:19; Jo 14:10).
da divindade – O grego ({(theotes}) significa a essência e a natureza da divindade, não apenas as perfeições e atribuições divinas da divindade (em grego, “{theiotes}”). Ele, como homem, não era apenas divino, mas no sentido mais pleno, Deus.
corporalmente – não meramente como antes de Sua encarnação, mas agora “corporalmente Nele” como a palavra encarnada (Jo 1:14, Jo 1:18). Os crentes, pela união com Ele, participam da Sua plenitude da natureza divina (Jo 1:16; 2Pe 1: 4; veja Ef 3:19).

E – e portanto; e entao. Traduza na ordem grega: “Estais Nele (em virtude da união com Ele) cheio” de tudo o que você precisa (Jo 1:16). Os crentes recebem da unção divina que flui da sua Divina Cabeça e Sumo Sacerdote (Sl 133: 2). Ele está cheio da “plenitude” em si; nós, cheio dele. Paulo implica, Portanto, os colossenses não precisam de fontes suplementares de graça, como os falsos mestres sonham. Cristo é “o cabeça de todo governo e autoridade” (assim o grego), Ef 1:10; Ele, portanto, sozinho, não este sujeito “autoridades” também, deve ser adorado (Cl 2:18).),

e Ele é toda “a vida” que sempre flui para nós e nos abençoa da Divindade assim abordada e assim manifestada Nele – “este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5:20 Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.).

Resumo dos nossos privilégios cristãos.
é vem – está presente, chegando. “ELE ESTÁ AQUI – tudo está cheio Dele – Sua encarnação, trabalho e presença permanente, é para nós um fato vivo” (Alford).
nos deu entendimento – o ofício de Cristo é dar o entendimento espiritual interior para discernir as coisas de Deus.
que podemos saber – Alguns manuscritos mais antigos lêem “(assim) que sabemos”.
aquele que é verdadeiro – Deus, em oposição a todo tipo de ídolo ou falso deus (1Jo 5:21). Jesus, em virtude de sua união com Deus, é também “aquele que é verdadeiro” (Ap 3:7).
mesmo – “estamos no verdadeiro” Deus, em virtude de estar “em Seu Filho Jesus Cristo”.
Este é o verdadeiro Deus – “Este Jesus Cristo (a última Pessoa com nome) é o verdadeiro Deus” (identificando-O assim com o Pai em Seu atributo, “o único Deus verdadeiro”, Jo 17: 3, atribuído principalmente ao Pai ).
e a vida eterna – predicado do Filho de Deus; Alford erroneamente diz que Ele era a vida, mas não a vida eterna. O Pai é de fato a vida eterna como sua fonte, mas o Filho também é que a vida eterna se manifesta, como a própria passagem (1Jo 1: 2) que Alford cita, prova contra ele. Compare também 1Jo 5:11, 1Jo 5:13. Claramente é como o Mediador da VIDA ETERNA para nós que Cristo é aqui contemplado. O grego é: “O verdadeiro Deus e a vida eterna é isto” Jesus Cristo, isto é, crendo Nele cremos no verdadeiro Deus e temos a vida eterna. O Filho é chamado “Aquele que é VERDADEIRO”, Ap 3: 7, como aqui. Isso naturalmente prepara o caminho para advertir contra falsos deuses (1Jo 5:21). Jesus Cristo é a única “imagem expressa da pessoa de Deus” que é sancionada, a única manifestação visível verdadeira de Deus. Todas as outras representações de Deus são proibidas como ídolos. Assim, a Epístola se encerra como começou (1Jo 1: 1, 1Jo 1: 2).


Na sua última noite com seus discípulos antes de ser crucificado, Jesus organizou um jantar especial. Reunidos à mesa, os apóstolos recebem algumas instruções finais, que seriam muito importantes para o resto de suas vidas: sobre o Espírito Santo, servir uns aos outros e viver em união. E, no meio disto tudo, Jesus lhes disse que ele estava voltando para o Pai.
Jesus explicou que ele iria preparar um lugar para seus seguidores. E, um dia, ele iria voltar para levá-los para a casa do Pai. Os discípulos já sabiam o caminho para onde ele ia. Mas Tomé ficou confuso. O que Jesus queria dizer? Para onde Jesus estava indo? Qual era o caminho? Foi então que Jesus disse que ele é o caminho, a verdade e a vida.


O único caminho para o Pai
Por causa do pecado, todos nós ficamos separados de Deus, longe de sua presença. Sem Deus, não estamos completos e passamos a vida procurando um caminho que nos leve à satisfação. No fundo, procuramos um caminho de volta para Deus.
Na busca para completar nossas vidas, existem muitos caminhos que podemos seguir. Religiões, filosofias, estudos, carreiras, prazeres, aventuras, enfim, todas essas coisas podem afetar o rumo de nossas vidas mas nenhuma leva a Deus. Só existe um Caminho.
Jesus é o caminho para o Pai. Sem Jesus, ninguém chega a Deus. Nada neste mundo consegue preencher o vazio deixado pela falta de Deus e nenhuma boa ação que fazemos pode preencher o abismo entre nós e Deus, criado pelo pecado. Somente Jesus consegue fazer a ligação. E somente a fé em Jesus nos leva por esse caminho.

A verdade que liberta
Será que existe uma verdade objetiva? E podemos conhecê-la? Jesus disse que sim. E mais: ele disse que a verdade nos liberta. Mas então, o que é a verdade? Jesus é a verdade.
Toda a realidade foi criada através de Jesus. Ele é perfeito, justo e nunca muda. Ele é a luz que afasta a escuridão da mentira e da ignorância da salvação. Jesus não apenas fala a verdade. Ele é a verdade.
Caminhos diferentes oferecem verdades diferentes mas nenhuma é perfeita. Somente em Jesus encontramos a verdade perfeita, que nos liberta da escuridão do pecado. O diabo é o pai da mentira mas Jesus é a verdade. O diabo procura nos prender em mentiras mas Jesus nos liberta, mostrando-nos a verdade do pecado, da justiça de Deus, do arrependimento e da salvação através da fé no seu sacrifício na cruz.

A fonte da vida
Deus é a fonte de toda a vida. É ele que dá vida a cada criatura no mundo. Quando ficamos afastados de Deus, por causa do pecado, perdemos nossa ligação com a fonte da vida e ficamos sujeitos à morte (física e espiritual).
Ao dizer que ele é a vida, Jesus estava dizendo que ele é Deus. Somente através da fé em Jesus podemos voltar a ter vida espiritual, nascendo de novo. Ele nos une novamente a Deus e recebemos a promessa da ressurreição e da vida eterna.
Nenhum outro caminho consegue dar vida, por mais que prometa. Mas Jesus provou que ele é a vida ao ressuscitar dos mortos. O autor da vida não podia continuar morto! E, se Jesus ressuscitou, nós também podemos ter a certeza da ressurreição. Jesus é nossa vida.

Qual é o caminho que você tem seguido?
Todos temos uma escolha: qual é o caminho que vamos seguir para dar rumo à nossa vida? Existem muitos caminhos diferentes mas só um nos leva a Deus e à vida eterna. Não existe outro caminho para a salvação.
Seguir Jesus nem sempre é fácil. Jesus disse que o caminho para a vida é apertado, mas vale a pena. Crer em Jesus é muito mais que uma oração feita um dia. É toda uma mudança de vida, para viver de acordo com a vontade de Deus, com a ajuda de Jesus. Ele nos dá uma vida nova, um rumo e um fundamento firme na verdade.

Essa escolha é sua e sua somente. Ninguém pode escolher no seu lugar. Você vai seguir Jesus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário