sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

QUAIS SÃO AS QUALIFICAÇÕES QUE UM PROFESSOR DA BIBLIA OU DA ESCOLA DOMINICAL DEVE POSSUIR?




Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.” (Santiago 3:1) 

Ninguém deve ser permitido ensinar um estudo da Bíblia se eles não tiverem essas qualidades e o Espírito Santo morando no seu ser. 
§  
    PROVA DE SER SALVO. Isso não deve ser assumido. Peça à pessoa para compartilhar seu testemunho, inclusive como Deus é ativo em sua vida diária. Muitas pessoas têm uma falsa segurança; e alguns não são verdadeiramente cristãos nascidos de novo. 
§  Um professor que é chamado por Deus precisa ensinar seus filhos sobre a Bíblia todos os dias em sua própria casa. 
§  O DOM DE ENSINAR (Efésios 4:11). Este dom vem de Deus e é ministrado pelo Espírito Santo, com conhecimento da Bíblia e vivendo uma vida piadosa. Um professor da Bíblia deve ser chamado e ungido pelo Espírito Santo. 
§    UM CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS (2 Timóteo 3:15-17). Isso é vital; o professor conhece os Dez Mandamentos, os 6 dias da criação, os fatos sobre a Santíssima Trindade, como ser salvo, e todos os fundamentos básicos da fé cristã? 
§  DEVOÇÕES DIÁRIAS CONSTITUÍDAS DE ORAÇÃO E ESTUDO BÍBLICO. Embora esta seja uma expectativa de todo crente, nada menos deve ser aceitável daqueles que ensinam ou ensinarão a Palavra de Deus aos outros. 
§    ASSISTÊNCIA REGULAR DA IGREJA (Hebreus 10:25). Somente no caso de limites físicos, um professor pode ensenhar, se ele não comparece ao serviço de culto. 
§    COURAGE para ensinar a verdade, mesmo que a verdade exponha o pecado e a rebelião na vida dos participantes da igreja e dos líderes da igreja. 
§     QUALIDADES DE LIDERANÇA, E A CAPACIDADE DE INSPIRAR A OUTROS PARA VIVER UMA VIDA SANTA. A liderança vem do Espírito Santo e sempre deseja levar outros estudantes da Bíblia a uma relação com Deus e um profundo desejo de viver uma vida santa. 
§    VISÃO, A CAPACIDADE DE VER O TRABALHO OBJECTIVAMENTE E NÃO SE DESANIMAR (Filipenses 3:13-14). Passar tempo diariamente com Deus e conhecer aqueles que particiam no estudo da Bíblia no ambiente de classe, e através de visitas domiciliares e amizades, ajudarão o professor a entender o que são as necessidades de cada um. 
§  CAPACIDADE DE SE EXPRESSAR E COMUNICAR A VERDADE. Essa habilidade vem do poder interior do Espírito Santo. O professor precisa ser um bom ouvinte, para poder ensinar e falar individualmente, bem como em reuniões, além de outras interações. 
§  FÉ POSITIVA. Um professor deve esperar que o Espírito Santo esteja presente em todas as classes para iluminar, instruir, encorajar e também convencer os participantes do pecado em suas vidas. 
§  PACIÊNCIA. A impaciência pode ser um sinal de imaturidade e falta do amor de Deus para os alunos. 
§  A CAPACIDADE E DESEJO DE ACONSELHAR. Um professor se preocupa com as pessoas e quer ajudá-las individualmente. Isso ocorre através do tempo de ensino e através de encontros pessoais com os participantes. 
§  Um professor da Bíblia não deve ser um novo converte ou alguém que não está buscando viver uma vida santa. (Hebreus 5:13-14) 
§  Os verdadeiros professores da Bíblia devem humildemente fazer de Jesus o centro de atenção em suas vidas, suas casas e em sua classes. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)


Nenhum comentário:

Postar um comentário