terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

4 Verdades absolutas da Biblias


4 VERDADES ABSOLUTAS DA BÍBLIA
TEMA: QUATRO VERDADES ABSOLUTAS DA BIBLIA
TEXTO: Sl 117.1, 2
II Co 13.8

INTRODUÇÃO
Se existe algo que incomoda o diabo é a verdade, até porque nele não há nenhuma verdade como disse Jesus em João 8.44 “… e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele… porque é mentiroso e pai da mentira”. Precisamos urgentemente aprender as quatro verdades absolutas da Bíblia. O que é a verdade? Verdade é a exata descrição dos fatos, dos fenômenos e das coisas comprobatórias.

1ª Verdade Absoluta da Bíblia – Deus
Dt 32.4 “Ele é a Rocha cujo obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízos são; Deus é   a verdade, e não há Nele injustiça; justo e reto é”.
Jr 10.10 “Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indgnação”.
Rm 3.3,4 “Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgados”.

2ª Verdade Absoluta da Bíblia – Jesus 
Jo 14.6 “Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Ef 4.21 “Se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus”.
Ap 19.11 “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”.

3ª Verdade Absoluta da Bíblia – Espírito Santo
 Jo 14.16,17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”.
Jo 16.13 “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.”
I Jo 5.6 “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade”.

4ª Verdade Absoluta da Bíblia – A Palavra
 Jo 17.17 “ Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade
Sl 119.151 “Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade”.
Sl 119.160 “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre”.

CONCLUSÃO: A Igreja de Cristo é detentora dessas verdades absolutas, porque é ela que testifica na terra.
I Tm 3.15 “mas, se tardar, para que saibas com convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo a coluna e firmeza da verdade”.
Fp 4.8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Em Romanos 1.25 o apóstolo Paulo nos diz que os homens mudaram a verdade de Deus em mentira. Mas Jesus nos adverte: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8.32.




OS 5 CONSELHOS DE BOAZ
TEXTO: RUTE 2.8-14

INTRODUÇÃO: A história de Rute é uma das mais lindas histórias da Bíblia, pois ela narra a história de uma gentílica que ficara viúva recentemente. O quadro se desdobra, contando a história de uma família que saiu de Belém e foi tentar a vida em uma nação que tinha uma história vergonhosa de seus ascendentes.

A HISTORIA EM SEU PRINCÍPIO
Gn 19.31,32,36-38. Ló, sobrinho de Abraão tem um incesto com as duas filhas. (duas nações: Moabitas e Amonitas).

A PROIBIÇÃO DE ISRAEL NESTAS NAÇÕES.
“Nenhum bastardo entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor. Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente”.  Deuteronômio 23.2,3.

OS 5 CONSELHOS DE BOAZ.
1º – Não vás colher a outro campo – Aqui tem o que você precisa – Sl 23.
2º – Não passes daqui – Não saia da presença de Deus – Sl 73.27,28.
3º – Os teus olhos estejam atentos no campo – Olhando para Jesus Hb 12.2.
4º – Tendo tú sede, beba da nossa água – Jo 4.14; Sl 42.1,2. Sede de Deus.
5º – Achega-te aqui e come do Pão e molha-o no vinho – Fique mais perto de Deus.
Rute casa-se com Boaz, tem um filho chamado Obede (servidor) Obede casa-se e tem um filho por nome Jessé (Dádiva de Deus) Jessé casa-se e tem um filho e põe o nome de Davi (Amado de  Deus).














AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
TEMA: AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
TEXTO: Pv 9.1
INTRODUÇÃO: Sabedoria é um dom de Deus. E quem deseja ter esse dom deve buscar incessantemente, pois Deus não o negará. Mas o texto acima também fala de casa a qual a sabedoria edificou. Precisamos entender que, casa no sentido espiritua,l é o próprio ser humano, o qual Deus deseja habitar (I Pd. 2.5). Vamos, portanto conhecer as “Sete Colunas da Sabedoria”.  A sabedoria que vem do alto Tg. 3.13-18.

1ª COLUNA – O TEMOR DO SENHOR
Pv 9:10  “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”.
Pv 8:13  “O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”.
Pv 14:26  “No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte”.

2ª COLUNA – A OBEDIÊNCIA
1Sm 15:22 “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.

Hb 11:8 “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”.
FP 2:5-11 “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”.

3ª COLUNA – O AMOR
1Co 8:1 “ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica”.

1CO 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Jo 15:12 “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Rm 12.9 “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem”.

4ª COLUNA – A PACIÊNCIA (Sl 40)
Lc 21:19 “Na vossa paciência possuí as vossas almas”.

Rm 12:12 “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

Tg 5:7-8 “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima”.

Rm 5:3-5 “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

5ª COLUNA – A VERDADE
Hb 10:22 “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”.

Ef 4:15 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

2Tm 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

EF 4:24-25 “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.
Jo 8.32 “ E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

6ª COLUNA – A PAZ
Jo 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

2Co 13:11 “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco”.

2Ts 3:16 “Ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós”.

7ª COLUNA – A FÉ
Hb 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”
Hb 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
II Co “Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé”. 2 Co 1.24










TEMA: A PORTA DOURADA DE JERUSALÉM
TEXTO: EZEQUIEL 44.1,2.
INTRODUÇÃO: A Porta Dourada, do Vale ou Oriental, é uma porta que desperta muito interesse aos estudantes da Bíblia, inclusive aos escatólogos. Mas, para falarmos dessa porta, precisamos conhecer um pouco da história de Jerusalém que é o lugar onde esta porta está localizada.
Este capítulo é uma continuação das visões que  Ezequiel estava tendo.
Jerusalém aparece na história em Gn 14.18 como Salém. (Melquisedeque).
Jerusalém, uma cidade conquistada por Davi em 1011 a.C – Jebus I Cr 11.4,5.
Davi amplia Jebus, constrói uma grande muralha ao redor, e em pontos estratégicos, ele constrói 12 portas as quais eram denominadas segundo o fluxo de passagem daquele lugar: E fica conhecida como a Cidade de Davi.
Perto das águas, Porta das Águas.
Perto do lixo, Porta do Monturo, etc.
Porta da entrada principal, Porta Oriental. A Porta Oriental, era uma porta estratégica, ele ficava enfrente ao nascer do Sol, ficava enfrente ao Monte das Oliveiras. Através dessa porta, quem olhasse para dentro de Jerusalém, via o Tabernáculo. Era a Porta da entrada principal. Muitos reis tiveram o privilégio de passar por aquela Porta.
Salomão constrói O Templo em frente a Porta Oriental.
Jerusalém, saqueada e destruída em 586 a.C por Nabucodonosor (II Rs 25.8-9). Pelo império babilônico.
Jerusalém, reconstruída por Neemias em 440 a.C Permanecendo sobre o domínio Persa.
Jerusalém é conquistada pelos gregos em 322 a.C no reinado de Alexandre o grande.
Jerusalém é reocupada pelos macabeus em 167 a.C.
Jerusalém é mais uma vez sitiada pelos romanos e conquistada em 54 a.C.
Muitos reis e imperados entraram pela Porta Oriental ou Dourada e nunca fora fechada, ela permanecia aberta, pois, só seria fechada depois o que verdadeiro Rei de Israel passasse por ela, uma vez por todas.
Jesus, foi o único Rei que adentrou a Porta ou Oriental, como registrado em Zacarias 9.9. “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”.

Mateus 21.9 “E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!. E foi fechada.
Jerusalém, na época de Jesus estava sob o domínio romano. Foi destruída em 70 d.C segundo a profecia de Jesus, pelo general Tito (Lc 19.41-44).
Em 70, Jerusalém foi soterrada, bem como a famosa Porta Oriental. Mas, em 132 foi reconstruída mais uma vez por um imperador romano.
Em 1541, um sultão, conhecido na história como Rei Saladino, reconstruiu os muros de Jerusalém, construindo o muro sobre os alicerces do outro, e a Porta Oriental foi reconstruída no mesmo lugar que a outra, só que mais acima, mas ele mandou selar a porta, fechar com pedras, para que a profecia do Rei de Israel não se cumpra e um cemitério muçulmano foi construído bem na entrada da porta, pois nenhum judeu se atreveria passar por cima de cadáver em cumprimento á Lei de Moisés (Nm 19.18).
Até hoje, a porta Oriental está fechada. Se você tomar um avião e for a Tela Vive em Jerusalém, vai encontrar esta porta fechada. E, quando esta porta se abrirá?

A PORTA ORIENTAL SE ABRIRÁ QUANDO O SENHOR VOLTAR EM GLÓRIA!
 “E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul”. Zacarias 14.3,4.
“Ele os persegue e passa em paz, por uma vereda por onde os seus pés nunca tinham caminhado” Isaías 41.3.
A porta se abrirá: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. Salmos 24.7-10.
“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”. Apocalipse 3.8.
“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:3 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. Apocalipse 21.3,24,25.


Nenhum comentário:

Postar um comentário