quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Cinco elementos do chamado de Deus.


Cinco elementos do chamado de Deus.

Texto: João 15:16: Não fostes vós que me escolhestes, porém eu vos escolhi, e tenho vos posto para que vades, e deis fruto, e vosso fruto permaneça; para que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê.
Você – uma lembrança por atacado depois das coisas sublimes que Ele acabara de dizer sobre sua habitação mútua e a falta de reservas da amizade a que haviam sido admitidas.
Ordenado – nomeado.
Tu, que deverias ir e dar fruto, isto é, dar-te a ele.
e vosso fruto permaneça – mostrando-se um princípio imperecível e sempre crescente. (Veja Pv 4:182Jo 1:8).
que tudo quanto pedirdes, etc. – (Veja em Jo 15:7).

Introdução: A vida se tornará mais significativa e gratificante se entendermos que estamos aqui para uma missão. Nossa existência não é um acidente. Na verdade, somos parte do plano mestre de Deus. Ser um agente de Deus é a sua missão.

João 15:16 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.

A partir do texto acima, existem cinco elementos do chamado de Deus.

I. Capacitação - “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei..."

A capacitação: Quando Deus escolheu os pássaros para voar, Ele os equipou com asas. Quando Deus nos chama para fazer uma tarefa, Ele nos dará poder. A nossa capacitação e ordenação vem de Deus. Você não tem que esperar algum rito de ordenação formal para iniciar o compartilhamento de Jesus para seus amigos e vizinhos. Depois de se tornar um cristão, você se torna um missionário de Deus para compartilhar seu amor para o seu círculo de influência.

II. Ganhar almas - “... para que vades...”.

A missão: A batida do coração de Deus é ganhar almas. Deus tem apenas um Filho. Mas ele enviou Jesus para ser o primeiro missionário para o mundo.

Jesus disse: Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Esta é a Grande missão de cada crente de Cristo. Você também pode encontrá-la em Mateus 28:19-20.

19 Portanto ide, fazei discípulos a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo,

Portanto ide, fazei discípulos a todas as nações – em vez disso, “fazei discípulos de todas as nações”; pois “ensinar”, no sentido mais comum dessa palavra, vem depois e é expresso por um termo diferente.
batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo – Deveria ser “no nome”; como em 1Co 10: 2, “E todos foram batizados até (ou melhor) em ‘Moisés”; e Gl 3:27: “Para muitos de vós que foram batizados em Cristo”.

20 ensinando-lhes a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.
Ensiná-los – Isso é ensinar no sentido mais comum do termo; ou instruindo os discípulos convertidos e batizados.
observar todas as coisas que eu lhes ordenei: e, eis que eu – o “eu” aqui é enfático. É o suficiente que eu
eu estou convosco todos os dias – “todos os dias”; isto é, até fazer conversos, batizá-los e edificá-los pela instrução cristã, não haverá mais.
até o fim dos tempos – Esta gloriosa Comissão abrange dois departamentos primários, o Missionário e a Pastoral, com dois Incentivos sublimes e abrangentes para empreender e prosseguir com eles.
Primeiro, O Departamento Missionário (Mt 28:18): “Vá, faça discípulos de todas as nações.” Na passagem correspondente de Marcos (Mc 16:15), é: “Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho para toda a criatura ”. A única diferença é que, nessa passagem, a esfera, em sua bússola mundial e sua universalidade de objetos, é mais completa e definitivamente expressa; enquanto no primeiro o grande objetivo e certo resultado é deliciosamente expresso no mandamento de “fazer discípulos de todas as nações”. “Vá, conquiste o mundo para Mim; Levai as boas novas para todas as terras e para todos os ouvidos, e não consideras que esta obra termine até que todas as nações tenham abraçado o Evangelho e se alistado em Meus discípulos. ”Agora, tudo isto deveria ser feito pelos Onze homens mais próximos? Ele da multidão então se aglomerando ao redor do Redentor ressuscitado? Impossível. Era para ser feito mesmo em sua vida? Certamente não. Naquele pequeno grupo, Jesus praticamente se dirigiu a todos os que, em todas as épocas, deveriam dedicar-se a eles o mesmo trabalho. Antes que os olhos do chefe ressuscitado da Igreja fossem espalhados, naqueles Onze homens, todos os Seus servos de todas as idades; e um e todos eles receberam a comissão dele naquele momento. Bem, o que vem depois? Defina o selo do discipulado visível sobre os convertidos, “batizando-os no nome”, isto é, em toda a plenitude da graça “do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, como pertencente a eles. quem acredita. (Veja em 2Co 13:14). Isto feito, o departamento missionário do seu trabalho, que em sua própria natureza é temporário, deve fundir-se com outro, que é permanente. Isto é
Segundo, o departamento pastoral (Mt 28:20): “Ensine-os” – ensine a esses membros batizados da Igreja a serem visíveis – “observei tudo quanto vos ordenei”, Meus apóstolos, durante os três anos em que estive comigo .
Quais devem ter sido os sentimentos que tal Comissão despertou? “Nós que mal conquistamos nossas próprias dúvidas – nós, pescadores da Galiléia, sem cartas, sem meios, sem influência sobre a criatura mais humilde, conquistamos o mundo por Ti, Senhor? Não, Senhor, não zombe de nós. “” Eu não zombar de você, nem enviar-lhe uma guerra em suas próprias cargas. Para “- Aqui somos levados para
Em terceiro lugar, os incentivos para realizar e continuar com este trabalho. Estes são dois; um na van, o outro na parte de trás da própria Comissão.
Primeiro Encorajamento: “Todo poder no céu” – todo o poder do amor, sabedoria e força do Céu, “e todo poder na terra” – poder sobre todas as pessoas, todas as paixões, todos os princípios, todos os movimentos – para curvá-los a este um objeto alto, a evangelização do mundo: tudo isso “me é dado”. como o Senhor ressurreto de todos, para ser por Mim colocado ao seu comando – “Ide vós, portanto”.
Segundo Encorajamento: “E eis! Eu estou com você todos os dias ”- não apenas para perpetuidade, mas sem a interrupção de um dia,“ até o fim do mundo ”, o“ Amém ”é de duvidosa genuinidade neste lugar. ao texto, é a própria palavra final do evangelista.

Esta é a nossa autoridade e missão, que devemos ir e ganhar almas para Deus.
Se você não está ganhando almas para Deus, então você está perdendo um dos propósitos de Deus para nossas vidas que é trazer as pessoas para Jesus.

III. Frutíferos - “... e deis fruto...”.

A frutificação: A alegria do chamado de Deus é ver alguém que nasceu para a Família de Deus através do nosso testemunho.
Em João capítulo 15, Jesus explica a importância de estar ligado a Deus para que nos tornemos pessoas frutíferas. Ele explica que como os ramos estão mortos se não estiverem ligados à videira, assim também estamos sem vida e inúteis, sem Deus. Sem Deus, não somos nada.
A frutificação é parte do plano de Deus para nós. Na verdade, a primeira ordem de Deus para toda a criação foi que cada um produzisse segundo sua própria espécie. Os cristãos devem reproduzir outros cristãos. Os crentes em Jesus devem reproduzir através da partilha de Jesus ao mundo.
Uma vez que obedecemos a esta ordem, a nossa vida se tornará cheia de satisfação, alegria e emoção.
João 15:11 “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”
A oração é sempre parte de ganhar almas. E ao compartilhar o evangelho com os outros em oração, nós certamente teremos boa colheita.
Salmos 126:5 “Os que semeiam com lágrimas segarão com alegria”
Assim como na lavoura, o semeador pode lançar sua semente num solo seco e ressequido, com medos desalentadores, para que possam colher frutos abundantes que trabalham em lágrimas com a oração da fé. (Compare a história, Ed 6:16, Ed 6:22).

IV. Cultivo - “... e o vosso fruto permaneça...”.

O cultivo: Deus quer que sejamos pais responsáveis no Senhor. Nós devemos cuidar de nossos filhos espirituais na fé. Nós os geramos espiritualmente e não devemos abandona-los depois do nascimento. Nós temos que discipliná-los e ensiná-los para que possam crescer no conhecimento de Deus e se tornarem missionário também como nós.

V. Bênção - “... a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.

A bênção: Sempre haverá bênçãos quando obedecemos ao chamado de Deus.


ALBERTOARAÚJO
Diácono – ieadmt

Nenhum comentário:

Postar um comentário