terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

HÁ ESPERANÇA PARA ARVORE CAIDA


HÁ ESPERANÇA PARA ÁRVORE CAÍDA – Jó 14:7-9 
“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos”. “Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó”. “Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta”. JÓ 14:7-9

SEM ESPERANÇA NÃO SE VIVE
A vida toda é constituída de esperanças que possivelmente algumas delas nem se alcançarão, contudo é ela que nos mantém ativos e desejosos de continuar a viver e esperar por elas. Quando a esperança “morre”, morre com ela os sonhos, e a vida enfraquece levando alguns ao desespero. Conhecemos o brocardo popular que diz que “a ESPERANÇA é a última que morre”. Não concordando muito com essa assertiva, entendo que “A ESPERANÇA É A ÚNICA QUE NÃO MORRE”, conquanto tenha já lhe dito que a ESPERANÇA ao morrer leva com ela os sonhos. Quero explicar que na verdade ela não morre, apenas arrefece, mormente se for uma ESPERANÇA demorada, daquelas que parecem nunca querer se cumprir. Por exemplo, quando a pessoa se desvanece e vai deixando a ESPERANÇA para lá, até que dela perde a lembrança e por essa desistência perde também sua chegada e cumprimento. ENQUANTO VOCÊ ESPERAR PELA ESPERANÇA ELA ESTARÁ ABSOLUTAMENTE VIVA PARA VOCÊ.
Veja esta afirmação de Paulo na carta aos romanos na tradução (Tradução King James atualizada)
“Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras”. Romanos 8:25 e 26


“Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido”.
Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me”.
“Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza”.
“Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel”.
“Pois tu és a minha ESPERANÇA, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade”.
Salmos 71:1 a 5

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA.
A VIDA É ASSIM. Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandesvitórias e outros de decepções. A vida é imprevisível, mas o que mantém a imprevisibilidade é a esperança, se não fora assim não haveria dela qualquer necessidade.
Lamentavelmente a única coisa previsível, e absolutamente nos garantida é a morte, da qual não se escapará, a não ser no caso do arrebatamento da igreja, o que, aliás, deve ocorrer dentro em breve.
O texto sagrado que fala da “ÁRVORE CORTADA” está no Livro de Jó, e inexplicavelmente ele estava vivendo um momento de cortes por sinal grande, em todas as áreas de sua vida, portanto ninguém melhor do que ela para expor tal assunto. É notável que a pesar de todos os cortes pelos quais estava passando, ele permaneceu esperançoso, quando nos diz: “HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA”, como a dizer: “eu sou no momento essa ÁRVORE CORTADA, mas mantenho minha ESPERANÇA no meu Redentor, pois eu seu que Ele vive e que por se levantará a meu favor e serei livre outra vez!”. Isto é não desistir, é não se entregar ao desvanecimento, é manter a ESPERANÇA viva a despeito do mau pedaço pelo qual passava Jó.
A figura dos seres humanos com as árvores não é desconhecida dos leitores da Bíblia, pois em algumas ocasiões ela relata tais fatos, e para que entendamos melhor a figura a cima, de uma ÁRVORE CORTADA, vamos ler o que diz o sábio Salomão no livro de Eclesiastes:
“Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a ÁRVORE para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará”.
Eclesiastes 11:3

Outro exemplo: quando Jesus ao curar um cego, em certa ocasião lhe perguntou: o que vês, ao que ele respondeu: “vejo os homens andando como árvores”. ENTÃO ÁRVORE É FIGURA DE GENTE.
“E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse”. “E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa”. “E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam”. “Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”.
Marcos 8:22 a 25
  
A IMAGEM DA VISÃO DO CEGO. COMO ELE VIA OS HOMENS.



O Apóstolo São Paulo nos diz:
“Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”.
I Coríntios 14:10


As palavras transcritas a cima, sobre as várias vozes que se pode ouvir, parecem sem sentido aplicadas aqui de modo tão singelo, mas elas são de profundo significado, pois em meio as crises são muitas as vozes que podemos ouvir e algumas delas indevidas, pois têm a tendência única de nos desanimar, fazendo-nos perder a ESPERANÇA.
Vejamos, por exemplo:
De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou um problema familiar e outros tantos, e, pronto começamos a ouvir as diversificadas vozes, umas de ESPERANÇA outras de desanimo, umas de vitórias outras de derrotas. Nessa ocasião são nos recomendados os mais variados tipos de “remédio”. Um deles, sem cabimento, sem sentido como por exemplo, esse: “TENHA FÉ MEU IRMÃO”. Ora se ele tivesse tal fé não estaria ai a pedir socorro, ele mesmo oraria e pronto alcançaria o resultado por essa mesma fé que lhe é recomendada, mas que ele ainda não alcançou.

A PALAVRA DE DEUS AFIRMA QUE “HÁ ESPERANÇA”
Ao cheiro das águas, que águas serão estas, se não as águas da Palavra do Senhor, e logo tudo muda. Creio que não há nada mais maravilhoso do que quando em meio à tempestade se pode ouvir a voz da ESPERANÇA falando ao nosso coração, trazendo-nos as garantias dos cuidados do Senhor.
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. “Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão”. (analogicamente os problemas sejam quais forem).

“Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo”. (analogicamente os problemas sejam quais forem).

“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo”.
Isaías 41:10 a 13


É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar, pela “lavagem da água da Palavra”,Ele faz brotar os ramos da ESPERANÇA que logo darão frutos abundantes.
Não há melhor e nem maior consolo do que ter ESPERANÇA, pois sem ESPERANÇA, como já dissemos não se vive. A nossa ESPERANÇA não se limita aqui nas coisas da terra, tão somente, mas ela penetra os corredores da eternidade, e por essa mesma ESPERANÇA um dia chegaremos ao céu, para o DESCANSO ETERNO, e ai já não mais precisaremos de ESPERANÇA, pois que ela já estará absolutamente realizada. Que bom não é? Então cria UMA nova ESPERANÇA para você. Quem não tem paciência não terá ESPERANÇA para ESPERAR. Este foi o segredo do salmista, como leremos a baixo.
O  esperançoso homem de Deus, o salmista quando passando em grande tribulação descobriu, e usou a estratégia como vencer na ESPERA, e nos dá sua receita, um santo remédio para estas horas inesperadas que às vezes nos alcançam, quando ele diz:

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”.
Salmo 40:1

Esta afirmação é cheia de ESPERANÇA. Que maravilha!
A ESPERANÇA é sem dúvida uma das forças interiorizadas em nós de grande poder e valor, pois ela nos permite ir postergando lutas e dificuldades quando sentimos, achamos e afirmamos que logo tudo vai passar. Isto é ESPERANÇA. Desse modo quero entender que a ESPERANÇA é a parte alicerçar da fé, pois é dela, da ESPERANÇA que nasce a fé que nos leva a alcança o esperado. Não haverá fé sem ESPERANÇA e nem ESPERANÇA sem fé. Enquanto mantivermos nossa ESPERANÇA viva ela será eficaz no  esperar o que almejamos, isto se traduz por fé. Creio até que ao invés de dizer a alguém em dificuldade, tenha FÉ, talvez fosse melhor dizer-lhe tenha ESPERANÇA, que tudo vai mudar em sua vida. Sabe que é mais fácil ter ESPERANÇA do que fé? Claro que é, pois é da ESPERANÇA que se projeta a fé. Sem ESPERANÇA a fé não tem onde se apoiar, pois a ESPERANÇA É SEU ALICERCE.

PRECISAMOS IDENTIFICAR DE ONDE VEM O CORTE
Provavelmente, quem sabe, muitos de nós nunca nem pensamos na necessidade de saber de onde e de quem vem o corte, e nem para que. Pois às vezes o corte é necessário para o nosso bem, nosso crescimento e desenvolvimento de nossa fé e vida cristã. De onde vem o corte? Precisas identificar a voz do que estais ouvindo, de quem a está falando, mormente quando te encontrares numa dificuldade, porque no meio das dificuldades haverá sempre uma voz pronta a nos falar, para o bem e outra para o mal, e quem sabe poderá ser uma destas vozes aqui transcritas:
A voz do não adianta mais. Essa é a voz do DESANIMADO.

A voz do não há ESPERANÇA. Essa é a voz da DESCONFIANÇA.

A voz do não tem mais jeito. Essa é a voz do DESESPERADO.

A voz da falsa acusação. Essa é a voz da FALSIDADE.

A voz do Deus não me ouve mais. Essa é a voz do DERROTADO.

A voz do eu já fiz tudo que podia. Essa é a voz do PREGUIÇOSO.

A voz do eu não sei por que estou nessa situação. Essa é a voz do DESENTENDIDO.

Lembre-se que é como Paulo disse, há muitas espécies de vozes no mundo, mormente no mundo dos problemas pelos quais passamos.

OS TRÊS PRINCIPAIS PONTOS DE CORTE QUE OCORREM, COMUMENTE, NA VIDA DO CRISTÃO

1 – INIMIGO — Pode ser da parte das trevas e tem o objetivo de roubar, matar e destruir e sobre tudo nos desanimar, como foi o caso de Jó, quanto ao que lhe aconteceu. João 10.10a
2 – O EU –– O responsável pelo corte pode ser nós mesmos. Uma decisão precipitada, uma palavra mal colocada, um tempo gasto em algo fútil, um descuido e a porta se abre para o corte.

“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo”. “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”.
Mateus, 12: 36 e 37

3 – DEUS –– O corte (a poda) pode vir de Deus. Ele corta os galhos improdutivos, tira os galhos secos. Ele não se engana com o galho que deve cortar, pois tudo isso é para que tenhamos vida e vida com abundância, e pode ser até que Ele arranque a árvore.

OS VÁRIOS CORTES E PORQUE ELES SÃO FEITOS
“A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos”. “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.
“E eis que ele bradou em alta voz: “Derrubai, pois, a árvore! Cortai-lhe os ramos, sacudi todas as suas folhas e espalhai o seu fruto; afugentem-se todas as criaturas abrigadas debaixo dela, e as aves dos seus galhos”.
Daniel 4:14

“O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo”.
Mateus 3:10

A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos.
Mateus 7:18

“O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”.
Lucas 3:9

“E, por isso, recomendou ao vinicultor: ‘Este é o terceiro ano que venho buscar os frutos desta figueira e não acho. Sendo assim, podes cortá-la! Para que está ela ainda ocupando inutilmente a boa terra?”.
Lucas 13:7

“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda”.
João 15:2

“Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados”.
João 15:6

“Os nossos, de igual forma, aprendam a dedicar-se às boas obras, a fim de que possam suprir todas as necessidades cotidianas e não sejam improdutivos”.
Tito 3:14

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”. “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.
João 15:1 e 2

“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando”. “E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?”. “E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque”. “E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar”.
Lucas 13:6 a 9

Na maioria das vezes e sempre o corte é para o nosso bem. E ai de nós se não fosse a misericórdia do Senhor em nos podar para que sejamos mais produtivos, assim como também possamos escapar das ações do ladrão que vem contra nossas almas com o fim de roubá-la e destrui-la, portanto quando estiveres passando por algum corte não reclames, não murmures, não te desesperes, não te desanima, mas coloca a ESPERANÇA na promessa do Senhor e logo verás como tudo se dissipará e serás livre, pois HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA”. Mas não esqueças de que seja qual for a situação pela qual estejas passando, repito, não te esqueças de louvar ao Senhor e Lhe dá graças, POIS JESUS SABE O QUE ESTÁ FAZENDO CONTIGO E A TEU RESPEITO.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
João 10:10

Encontro explicitamente o cabimento para os versículos transcritos aqui sobre o CORTE, e todos eles estão em comparação com os homens, (no sentido genérico) e certamente eles nos darão um entendimento bem melhor do POR QUE estarem ditos a todos nós.
Então coloca tua ESPERANÇA na ESPERANÇA QUE SE CHAMA JESUS. Pois JESUS É A NOSSA MAIOR, ÚNICA E VERDADEIRA ESPERANÇA.
Eis o porquê dos versículos sobre o corte, pois: “MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA”.
Vejamos o que Deus diz na sua palavra, a nosso favor quando nos ANIMA a seguir o que nos manda.
As palavras que vamos ler a baixo são no nosso entender, um dos maiores cânticos de ESPERANÇA de que se possa ter conhecimento, até porque quem o entoou o foi o Senhor, ensinando-o a Josué. Mas para nosso aproveitamento vamos analogisar alguns momentos do mesmo.
“E sucedeu depois da morte de Moisés, (de JESUS) servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, (CONOSCO) filho de Num, servo de Moisés, (JESUS) dizendo”: “Moisés, (JESUS) meu servo, é morto; (MAS JESUS ESTÁ VIVO PAA SEMPRE) levanta-te, (PREPARA-TE), pois, agora, passa este Jordão, (NOSSA ENTRADA NO CÉU) tu e todo este povo, (MINHA IGREJA) à terra que eu dou aos filhos de Israel”, (OS SALVOS PELA GRAÇA DE JESUS).“Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés”. (A ESPERANÇA dos conquistadores de almas, pela qual alcançamos a vida vitoriosa em Cristo). “Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo”. (ATÉ OS CONFINS DA TERRA. ONDE QUER QUE VARMOS POR OBEDIÊNCIA AO QUE NOS MANDA O SENHOR). “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”. (EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS). “Esforça-te, e tem bom ânimo; (MANTÉM TUA ESPERANÇA VIVA NAS MINHAS PROMESSAS)porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”. (JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM HOJE E PARA SEMPRE) “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”. (AGARRA-TE À ESPERANÇA QUE TE DOU E CERTAMENTE SERÁS VITORIOSO EM TUDO O QUE TE MANDO FAZER). “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. (MANTENHA A FIDELIDADE NA OBEDIÊNCIA DA MINHA PALAVRA E COLHERÁS O RESULTADO DELA).

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; PORQUE O SENHOR TEU DEUS É CONTIGO, POR ONDE QUER QUE ANDARES”. (GARANTIA E FIRMEZA DE QUEM SE ATÉM A ESPERANÇA QUE LEVA À FÉ).
JOSUÉ 1:1 a 9


1 — POR QUÊ?
           “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: NÃO TE DEIXAREI, NEM TE DESAMPARAREI”.
Hebreus 13:5

2 — POR QUÊ?
“Porque se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo Poderoso pedires misericórdia”.
Jó 8:5

3 — POR QUÊ?
“Porque se fores puro e reto, certamente logo (Ele) despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça”.
Jó 8:6

4 — POR QUÊ?
“Porque o teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo”.
Jó 8:7

5 — POR QUÊ?
“Porque então o teu rosto levantarás sem mácula, e estarás firme, e não temeras”.
Jó 11:15

6 — POR QUÊ?
“Porque te esqueceras dos trabalhos, e te lembrarás deles como das águas que já passaram”.
Jó, 11: 16 (as lutas pelas quais passaste)

7 — POR QUÊ?
“Porque a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia, ainda que haja trevas, será como a manhã”.
Jó, 11: 17

8 — POR QUÊ?
“Porque terás confiança, porque haverá ESPERANÇA; olharás em volta, e repousarás seguro” 
Jó, 11: 18

9 — POR QUÊ?
 “PORQUE HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE, QUE, SE FOR CORTADA, AINDA SE RENOVARÁ E NÃO CESSARÃO OS SEUS RENOVOS. SE ENVELHECER NA TERRA SUA RAIZ, MORRER O SEU TRONCO NO PÓ, AO CHEIRO DAS ÁGUAS BROTARÁ, E DARÁ RAMOS COMO A PLANTA”.
Jó, 14: 7, 8 e 9


CALMA MEU IRMÃO.
Nas mãos de Deus é onde está a nossa maior e única verdadeira ESPERANÇA.
Jó, 14: 7

Por ESPERANÇA coloquemos tudo nas mãos de Deus.
João, 15: 5

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem”. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor”.
João 15:5-9

A árvore vai brotar e florescer e por fim dará frutos, mas note que isso só acontecerá depois do corte que certamente nos aperfeiçoará
Jó 14: 9


Pode até demorar um pouco, mas vai acontecer.
“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu”.
Salmos, 43: 5

Aprenda a esperar em Deus lembrando-se sempre que sem ESPERANÇA não se pode esperar nada.
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos”. “E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor”.
Salmos 40: 1 a 3

Creia esperando na Sua Palavra que não passará.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.
Mateus, 24: 35

Tudo é possível ao que crê na ESPERANÇA  que espera.
“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.
Marcos 9:23
As obra de Deus  são grandes e poderosas.
“Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada”.
Habacuque, 1: 5

Sem que sejam cortados os galhos que sugam a seiva da planta e assim impedem que os outros galhos produzam mais frutos até que sejam cortados, da mesma forma Deus só aumentará a nossa prosperidade ESPIRITUAL quando Ele tira o que nos parece muito antes do corte para nos dar mais.

“E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía”. “Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro”. “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas”. “Também teve sete filhos e três filhas”. “E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração”.
Jó 42:10 a 15


Finalmente queridos queremos deixar claro que:
“Porque, em ESPERANÇA, somos salvos. Ora, a ESPERANÇA que se vê não é ESPERANÇA; porque o que alguém vê, como o esperará?”
“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos”.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.  
“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”.
 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, COMO NOS NÃO DARÁ TAMBÉM COM ELE TODAS AS COISAS?”.
“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”.
“Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.
 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”
“Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro”.
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir”.

“Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.
Romanos 8:31 a 39


“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna”.

 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.
Romanos 6:22 e 23


Se perceberes que tua ESPERANÇA começa a arrefecer volta-te para a Palavra do Senhor e anima-te pelo que Ele te diz:

“Porque a sua ira dura só um momento; NO SEU FAVOR ESTÁ A VIDA. O CHORO PODE DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÔ.
Salmos 30:5

A alegria de uma nova ESPERANÇA.
“A NOSSA GRATIDÃO A DEUS FARÁ A MULTIPLICAÇÃO DAQUILO QUE GANHAMOS, AINDA QUE NOS PAREÇA POUCO”.
(Esse estudo esta assentado nos Livro de Jó capítulos 8:5 a 7. Jó 11:15 a 18. Jó 14: 7 e algumas porções nos Salmos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário