Avançando o Reino de Deus
O Sermão
em uma Sentença: Jesus avançou o reino de Deus através do
poder do Espírito Santo e nós continuaremos fazendo o mesmo quando nós formos
cheios do Espírito Santo.
O Propósito do Sermão: Ver pessoas cheias do Espírito Santo e capacitadas para avançarem o reino de Deus.
O Texto:
Mateus
12.22-28
22 Então lhe trouxeram um endemoninhado cego e mudo;
e ele o curou de tal maneira que o mudo passou a falar e a ver.
O horário exato desta
seção é incerto. A julgar pelas declarações com as quais Marcos o introduz,
devemos concluir que foi quando a popularidade de nosso Senhor se aproximava de
seu zênite, e assim antes da alimentação dos cinco mil. Mas, por outro lado, o
estado avançado das acusações trazidas contra nosso Senhor, e a clareza de suas
advertências e denúncias em resposta, parecem favorecer o período posterior em
que Lucas a introduz. “E a multidão”, diz Marcos (Mc 3:20, Mc 3:21), “volta a se
reunir”, referindo-se à imensa reunião que Marcos havia registrado antes (Mc 2: 2) – “para que
não pudessem tanto como comer pão. E quando Seus amigos ”- ou melhor,“ parentes
”, como aparece em Mt 12:31
e vêem em Mt 12:46
-“ ouviram, saíram para apoderar-se Dele; porque eles disseram: Ele está fora
de si. ”Compare 2Co 5:13,“
Porque, estando nós fora de nós mesmos, isso é para Deus ”.
Então foi trazido a ele um
possuído por um demônio – “uma pessoa demonizada”.
cego e mudo, e ele o
curou, de modo que o cego e o mudo falavam e viam.
23 E todas as
multidões se admiravam e diziam: Não é este o Filho de Davi?
A forma do interrogativo
requer que isso seja traduzido, “É este o Filho de Davi?” E como as perguntas
colocadas nesta forma (em grego) supõem dúvida, e esperam uma resposta bastante
negativa, o significado é: “Pode possivelmente ser? ”- as pessoas assim
indicando sua impressão secreta de que isto deve ser Ele; ainda salvando-se da
ira dos eclesiásticos, o que uma afirmação direta disso teria trazido sobre
eles. (Sobre uma questão semelhante, veja em Jo 4:29; e na frase:
“Filho de Davi”, ver em Mt 9:27).
24 Mas quando os
fariseus ouviam isso, diziam: Ele não expulsa os demônios, a não ser por
Belzebu, o chefe dos demônios.
Mas quando os fariseus
ouviam isso –
Marcos (Mc 3:22)
diz: “os escribas que desceram de Jerusalém”; de modo que esta tinha sido uma
parte hostil dos eclesiásticos, que vieram de Jerusalém para coletar materiais
para uma acusação contra ele. (Veja em Mt 12:14).
Eles disseram: Este
sujeito – uma expressão de desprezo.
não expulsam demônios, mas
por Belzebu – sim, “Belzebu” (ver em Mt 10:25).
o chefe dos demônios – Duas coisas estão
implícitas aqui – primeiro, que os inimigos mais amargos de nosso Senhor foram
incapazes de negar a realidade de seus milagres; e depois, que eles acreditavam
em um reino infernal organizado do mal, sob um chefe. Essa crença seria de
pequena conseqüência, se nosso Senhor não tivesse selado o Seu selo; mas isso
Ele imediatamente faz. Atingidos pelo testemunho nada sofisticado de “todo o
povo”, eles não tinham como se opor às Suas reivindicações, mas pela mudança
desesperada de atribuir Seus milagres a Satanás.
25 Porém Jesus ,
entendendo os pensamentos deles, disse-lhes: Todo reino dividido contra si
mesmo é destruído; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não
permanecerá.
E Jesus conhecia seus
pensamentos – “os chamou” (Mc 3:23).
e disse-lhes: Todo reino
dividido contra si mesmo é levado à desolação; e toda cidade ou casa dividida
contra si mesma não subsistirá – “casa”, isto é, “casa”
26 Ora, se Satanás
expulsa a Satanás, contra si mesmo está dividido; como, pois, permanecerá o seu
reino?
O argumento aqui é
irresistível. “Nenhuma sociedade organizada pode suportar – seja reino, cidade
ou família – quando se volta contra si mesma; essa guerra intestinal é suicida:
Mas as obras que eu faço são destrutivas para o reino de Satanás: Portanto, que
eu esteja em aliança com Satanás é incrível e absurdo ”.
27 E se eu expulso os
demônios por Belzebu, então por quem vossos filhos os expulsam? Portanto, eles
mesmos serão vossos juízes.
E se eu expulso os
demônios por Belzebu, então por quem vossos filhos os expulsam – “seus filhos”,
significando aqui os “discípulos” ou pupilos dos fariseus, que eram assim
denominados de acordo com a linguagem familiar do Antigo Testamento ao falar
dos filhos de os profetas (1Rs 20:35; 2Rs 2: 3, etc.) Nosso
Senhor aqui parece admitir que tais obras foram feitas por eles; caso em que os
fariseus condenaram-se a si mesmos, conforme expresso em Lucas (Lc 11:19): “Portanto eles
serão os vossos juízes”.
28 Mas se eu pelo
Espírito de Deus expulso os demônios, logo o Reino de Deus já chegou sobre vós.
Mas se eu pelo Espírito de
Deus expulso os demônios – Em Lucas (Lc 11:20) é “com (ou
‘por’) o dedo de Deus”. Esta última expressão é apenas uma forma figurada de
representar o poder de Deus. Deus, enquanto o primeiro nos diz que o Agente
Pessoal vivo foi usado pelo Senhor Jesus em todo exercício desse poder.
então – “sem dúvida” (Lc 11:20).
o Reino de Deus já chegou
sobre vós –
sim “sobre você”, como a mesma expressão é apresentada em Lucas (Lc 11:20): – isto é, “Se
esta expulsão de Satanás é, e não pode ser, por ninguém menos que o Espírito de
Deus, então, é seu Destruidor já no meio de você, e aquele reino que está
destinado a suplantar o dele já está subindo em suas ruínas. ”
Atos
1.3-5, 8
3 Aos quais também,
depois de ter sofrido, apresentou-se vivo com muitas evidências; sendo visto
por eles durante quarenta dias, e falando-lhes das coisas relativas ao reino de
Deus.
apresentou-se vivo – Como o autor está
prestes a nos dizer que “a ressurreição do Senhor Jesus” foi o grande fardo da
pregação apostólica, então o assunto é aqui originalmente introduzido por uma
alusão à evidência primária sobre a qual esse grande fato repousa, as
manifestações repetidas e inegáveis de Si mesmo no corpo para os discípulos
reunidos, que, em vez de estarem predispostos a acreditar, tinham que ser
dominados pela evidência irresistível de seus próprios sentidos, e demoravam a
ceder até mesmo a isso (Mc 16: 14).
depois de ter sofrido – ou sofrimento.
Este sentido primário da palavra “paixão” caiu em desuso; mas é nobremente
consagrado na fraseologia da Igreja expressar os finais finais do Redentor.
visto deles quarenta dias
– Esta importante especificação do tempo ocorre aqui apenas.
falando de “falar”.
das coisas relativas ao
reino de Deus –
até agora só no germe, mas logo para tomar forma visível; o mais antigo e mais
recente fardo de Seu ensino na terra.
4 E, reunindo-os,
mandou-lhes que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai
que (disse ele) de mim ouvistes.
não saíssem de Jerusalém – porque o Espírito
deveria glorificar a economia existente, descendo sobre os discípulos em sua
sede metropolitana, e no próximo de seus grandes festivais após a ascensão da
Cabeça da Igreja; a fim de que “de Sião possa sair a lei, e a palavra do Senhor
de Jerusalém” (Is 2: 3;
e compare com Lc 24:49).
5 Porque João batizou
com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muitos dias depois
destes.
mas vós sereis batizados
com o Espírito Santo, não muitos dias depois destes – daqui a dez dias,
como aparece em Lv 23:15, Lv 23:16; mas foi expresso
indefinidamente para exercer sua fé.
6 Então aqueles que
tinham se reunido lhe perguntaram, dizendo: Senhor, tu restaurarás neste tempo
o Reino a Israel?
7 E ele lhes disse:
Não pertence a vós saber os tempos ou estações que o Pai pôs em sua própria
autoridade.
8 Mas vós recebereis
poder do Espírito Santo, que virá sobre vós; e vós sereis minhas testemunhas,
tanto em Jerusalém como em toda a Judeia, e Samaria, e até ao último lugar da
terra.
receba poder – veja Lc 24:49.
e sereis testemunhas para
mim … em Jerusalém … em toda a Judeia … e até os confins da terra – Esta ordem
de pregação apostólica e sucesso fornece a chave apropriada para o plano de
Atos, que relaciona primeiro o progresso do Evangelho “Em Jerusalém, e toda a
Judéia e Samaria” (do primeiro ao nono capítulo), e depois “até os confins da
terra” (os décimos ao vigésimo oitavo capítulos).
Introdução
1. Existe
uma guerra cósmica acontecendo entre o reino de Deus e o reino de satanás
(Efésios
6.12).
2. O reino de Deus está avançando poderosamente mesmo com aqueles que tentam impedi-lo
(Mateus
11.12 NVI).
3. Jesus declarou que o reino de satanás não resistirá o avanço do reino de Deus através da igreja
(Mateus
16.18).
4. A
pergunta que responderemos nesta mensagem é esta: “Como o reino de Deus avança?
”
I.
Jesus avançou o reino de Deus no poder do Espírito Santo
(Mateus
12.22-28).
A. Jesus
frequentemente curou e libertou as pessoas que estavam debaixo do poder de
espíritos demoníacos.
1. O
poder de Jesus sobre os demônios significa que o reino de Deus estava
triunfando sobre o reino de satanás.
B. Nosso texto em Mateus mostra um exemplo significante de Jesus avançando o reino de Deus.
1. Neste texto, Jesus fez uma declaração que revelou duas importantes verdades:
C. Primeiro, Jesus revelou que a fonte do Seu poder era o Espírito Santo
(v 28a).
1. “...
eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus...”
2. Na
encarnação, Jesus tornou um homem.
3. O
Espírito Santo veio sobre Jesus como um homem e O capacitou para o ministério
(Lucas
3.21-22
Lucas
4.1, 14-21).
4. Tudo
que Jesus realizou no ministério Ele fez pelo poder do Espírito Santo
(Atos
10.38).
5. Esta é
uma verdade importante porque Jesus é o exemplo principal de como nós
deveríamos viver no serviço a Deus.
D. Segundo, Jesus revelou que o reino de Deus avança no poder do Espírito Santo.
1. “...
se Eu expulso demônios pelo Espírito de Deus então o reino de Deus tem vindo
sobre vocês”.
2. É impossível o poder humano vencer o poder de satanás.
3. Satanás, porém, não resiste o avanço do reino de Deus no poder do Espírito Santo que Ele usou para avançar o reino de Deus.
II.
Como Jesus, nós também podemos avançar o reino de Deus no poder do Espírito
Santo
(Atos
1.3-5, 8).
A. Jesus
prometeu a Seus discípulos – e a nós – o mesmo poder do Espírito Santo que Ele
usou para avançar o reino de Deus.
1. Depois da ressurreição, Jesus continuou a ensinar Seus discípulos sobre o reino de Deus.
2. Jesus enfatizou que eles iriam avançar o reino de Deus através do poder do Espírito Santo
(vv 4-5,
8).
a. O
Espírito Santo é tão importante que Jesus os instruiu a esperar até que O
tivessem recebido
(v 4).
b. Ele explicou que eles iriam receber o poder do Espírito Santo sendo batizados no Espírito
(v 5, 8).
c. No dia
do Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre eles e eles foram cheios da Sua
presença e poder como Jesus tinha prometido
(At
2.1-4).
d. O
resto do livro de Atos mostra como a igreja primitiva avançou o reino de Deus
no poder do Espírito Santo.
B. A promessa do Espírito Santo é para nós hoje como foi para os discípulos primitivos.
B. A promessa do Espírito Santo é para nós hoje como foi para os discípulos primitivos.
1. Pedro declarou que a promessa do dom do Espírito Santo é para todo mundo
(Atos
2.38-39).
C. Nós ainda estamos numa guerra contra os poderes demoníacos.
1. Muitas
pessoas no mundo hoje estão oprimidas e em escravidão pelo pecado e pelo poder
de satanás.
2. A única esperança para o mundo é uma igreja capacitada pelo Espírito e capaz de avançar contra satanás.
D. Hoje nós precisamos crer na promessa de Cristo e Lhe pedir que nos encha com o poder do Espírito para avançarmos o reino de Deus.
1. Se nós formos cheios do Espírito, nós também proclamaremos com poder o evangelho e veremos o reino de Deus vir em poder.
2. Se nós
buscarmos ser cheios do Espírito, Deus vai operar através de nós para libertar
os cativos e avançar Seu reino como Ele fez através de Jesus
(João
14.12, 16-17).
Conclusão
e Apelo
1. Venha
em fé e se entregue para avançar o reino de Deus.
2. Se nós pedirmos a Deus, Ele nos encherá com o poder do Seu Espírito e nos capacitará para avançar Seu reino
(Lucas
11.9, 13).
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