quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Avançando o Reino de Deus


Avançando o Reino de Deus

O Sermão em uma Sentença: Jesus avançou o reino de Deus através do poder do Espírito Santo e nós continuaremos fazendo o mesmo quando nós formos cheios do Espírito Santo.

O Propósito do Sermão: Ver pessoas cheias do Espírito Santo e capacitadas para avançarem o reino de Deus.

O Texto: 
Mateus 12.22-28
22 Então lhe trouxeram um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou de tal maneira que o mudo passou a falar e a ver.
O horário exato desta seção é incerto. A julgar pelas declarações com as quais Marcos o introduz, devemos concluir que foi quando a popularidade de nosso Senhor se aproximava de seu zênite, e assim antes da alimentação dos cinco mil. Mas, por outro lado, o estado avançado das acusações trazidas contra nosso Senhor, e a clareza de suas advertências e denúncias em resposta, parecem favorecer o período posterior em que Lucas a introduz. “E a multidão”, diz Marcos (Mc 3:20, Mc 3:21), “volta a se reunir”, referindo-se à imensa reunião que Marcos havia registrado antes (Mc 2: 2) – “para que não pudessem tanto como comer pão. E quando Seus amigos ”- ou melhor,“ parentes ”, como aparece em Mt 12:31 e vêem em Mt 12:46 -“ ouviram, saíram para apoderar-se Dele; porque eles disseram: Ele está fora de si. ”Compare 2Co 5:13,“ Porque, estando nós fora de nós mesmos, isso é para Deus ”.
Então foi trazido a ele um possuído por um demônio – “uma pessoa demonizada”.
cego e mudo, e ele o curou, de modo que o cego e o mudo falavam e viam.

23 E todas as multidões se admiravam e diziam: Não é este o Filho de Davi?

A forma do interrogativo requer que isso seja traduzido, “É este o Filho de Davi?” E como as perguntas colocadas nesta forma (em grego) supõem dúvida, e esperam uma resposta bastante negativa, o significado é: “Pode possivelmente ser? ”- as pessoas assim indicando sua impressão secreta de que isto deve ser Ele; ainda salvando-se da ira dos eclesiásticos, o que uma afirmação direta disso teria trazido sobre eles. (Sobre uma questão semelhante, veja em Jo 4:29; e na frase: “Filho de Davi”, ver em Mt 9:27).

24 Mas quando os fariseus ouviam isso, diziam: Ele não expulsa os demônios, a não ser por Belzebu, o chefe dos demônios.

Mas quando os fariseus ouviam isso – Marcos (Mc 3:22) diz: “os escribas que desceram de Jerusalém”; de modo que esta tinha sido uma parte hostil dos eclesiásticos, que vieram de Jerusalém para coletar materiais para uma acusação contra ele. (Veja em Mt 12:14).
Eles disseram: Este sujeito – uma expressão de desprezo.
não expulsam demônios, mas por Belzebu – sim, “Belzebu” (ver em Mt 10:25).

o chefe dos demônios – Duas coisas estão implícitas aqui – primeiro, que os inimigos mais amargos de nosso Senhor foram incapazes de negar a realidade de seus milagres; e depois, que eles acreditavam em um reino infernal organizado do mal, sob um chefe. Essa crença seria de pequena conseqüência, se nosso Senhor não tivesse selado o Seu selo; mas isso Ele imediatamente faz. Atingidos pelo testemunho nada sofisticado de “todo o povo”, eles não tinham como se opor às Suas reivindicações, mas pela mudança desesperada de atribuir Seus milagres a Satanás.

25 Porém Jesus , entendendo os pensamentos deles, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é destruído; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não permanecerá.

E Jesus conhecia seus pensamentos – “os chamou” (Mc 3:23).
e disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é levado à desolação; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá – “casa”, isto é, “casa”

26 Ora, se Satanás expulsa a Satanás, contra si mesmo está dividido; como, pois, permanecerá o seu reino?

O argumento aqui é irresistível. “Nenhuma sociedade organizada pode suportar – seja reino, cidade ou família – quando se volta contra si mesma; essa guerra intestinal é suicida: Mas as obras que eu faço são destrutivas para o reino de Satanás: Portanto, que eu esteja em aliança com Satanás é incrível e absurdo ”.

27 E se eu expulso os demônios por Belzebu, então por quem vossos filhos os expulsam? Portanto, eles mesmos serão vossos juízes.

E se eu expulso os demônios por Belzebu, então por quem vossos filhos os expulsam – “seus filhos”, significando aqui os “discípulos” ou pupilos dos fariseus, que eram assim denominados de acordo com a linguagem familiar do Antigo Testamento ao falar dos filhos de os profetas (1Rs 20:35; 2Rs 2: 3, etc.) Nosso Senhor aqui parece admitir que tais obras foram feitas por eles; caso em que os fariseus condenaram-se a si mesmos, conforme expresso em Lucas (Lc 11:19): “Portanto eles serão os vossos juízes”.

28 Mas se eu pelo Espírito de Deus expulso os demônios, logo o Reino de Deus já chegou sobre vós.

Mas se eu pelo Espírito de Deus expulso os demônios – Em Lucas (Lc 11:20) é “com (ou ‘por’) o dedo de Deus”. Esta última expressão é apenas uma forma figurada de representar o poder de Deus. Deus, enquanto o primeiro nos diz que o Agente Pessoal vivo foi usado pelo Senhor Jesus em todo exercício desse poder.
então – “sem dúvida” (Lc 11:20).

o Reino de Deus já chegou sobre vós – sim “sobre você”, como a mesma expressão é apresentada em Lucas (Lc 11:20): – isto é, “Se esta expulsão de Satanás é, e não pode ser, por ninguém menos que o Espírito de Deus, então, é seu Destruidor já no meio de você, e aquele reino que está destinado a suplantar o dele já está subindo em suas ruínas. ”

Atos 1.3-5, 8
3 Aos quais também, depois de ter sofrido, apresentou-se vivo com muitas evidências; sendo visto por eles durante quarenta dias, e falando-lhes das coisas relativas ao reino de Deus.

apresentou-se vivo – Como o autor está prestes a nos dizer que “a ressurreição do Senhor Jesus” foi o grande fardo da pregação apostólica, então o assunto é aqui originalmente introduzido por uma alusão à evidência primária sobre a qual esse grande fato repousa, as manifestações repetidas e inegáveis ​​de Si mesmo no corpo para os discípulos reunidos, que, em vez de estarem predispostos a acreditar, tinham que ser dominados pela evidência irresistível de seus próprios sentidos, e demoravam a ceder até mesmo a isso (Mc 16: 14).

depois de ter sofrido – ou sofrimento. Este sentido primário da palavra “paixão” caiu em desuso; mas é nobremente consagrado na fraseologia da Igreja expressar os finais finais do Redentor.
visto deles quarenta dias – Esta importante especificação do tempo ocorre aqui apenas.
falando de “falar”.

das coisas relativas ao reino de Deus – até agora só no germe, mas logo para tomar forma visível; o mais antigo e mais recente fardo de Seu ensino na terra.

4 E, reunindo-os, mandou-lhes que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai que (disse ele) de mim ouvistes.

não saíssem de Jerusalém – porque o Espírito deveria glorificar a economia existente, descendo sobre os discípulos em sua sede metropolitana, e no próximo de seus grandes festivais após a ascensão da Cabeça da Igreja; a fim de que “de Sião possa sair a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém” (Is 2: 3; e compare com Lc 24:49).

5 Porque João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muitos dias depois destes.

mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muitos dias depois destes – daqui a dez dias, como aparece em Lv 23:15, Lv 23:16; mas foi expresso indefinidamente para exercer sua fé.

6 Então aqueles que tinham se reunido lhe perguntaram, dizendo: Senhor, tu restaurarás neste tempo o Reino a Israel?

7 E ele lhes disse: Não pertence a vós saber os tempos ou estações que o Pai pôs em sua própria autoridade.

8 Mas vós recebereis poder do Espírito Santo, que virá sobre vós; e vós sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia, e Samaria, e até ao último lugar da terra.

receba poder – veja Lc 24:49.
e sereis testemunhas para mim … em Jerusalém … em toda a Judeia … e até os confins da terra – Esta ordem de pregação apostólica e sucesso fornece a chave apropriada para o plano de Atos, que relaciona primeiro o progresso do Evangelho “Em Jerusalém, e toda a Judéia e Samaria” (do primeiro ao nono capítulo), e depois “até os confins da terra” (os décimos ao vigésimo oitavo capítulos).

Introdução
1. Existe uma guerra cósmica acontecendo entre o reino de Deus e o reino de satanás
(Efésios 6.12).

2. O reino de Deus está avançando poderosamente mesmo com aqueles que tentam impedi-lo
(Mateus 11.12 NVI).

3. Jesus declarou que o reino de satanás não resistirá o avanço do reino de Deus através da igreja
(Mateus 16.18).

4. A pergunta que responderemos nesta mensagem é esta: “Como o reino de Deus avança? ”

I. Jesus avançou o reino de Deus no poder do Espírito Santo
(Mateus 12.22-28).

A. Jesus frequentemente curou e libertou as pessoas que estavam debaixo do poder de espíritos demoníacos.

1. O poder de Jesus sobre os demônios significa que o reino de Deus estava triunfando sobre o reino de satanás.

B. Nosso texto em Mateus mostra um exemplo significante de Jesus avançando o reino de Deus.
1. Neste texto, Jesus fez uma declaração que revelou duas importantes verdades:

C. Primeiro, Jesus revelou que a fonte do Seu poder era o Espírito Santo
(v 28a).

1. “... eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus...”

2. Na encarnação, Jesus tornou um homem.

3. O Espírito Santo veio sobre Jesus como um homem e O capacitou para o ministério
(Lucas 3.21-22
Lucas 4.1, 14-21).

4. Tudo que Jesus realizou no ministério Ele fez pelo poder do Espírito Santo
(Atos 10.38).

5. Esta é uma verdade importante porque Jesus é o exemplo principal de como nós deveríamos viver no serviço a Deus.

D. Segundo, Jesus revelou que o reino de Deus avança no poder do Espírito Santo.
1. “... se Eu expulso demônios pelo Espírito de Deus então o reino de Deus tem vindo sobre vocês”.

2. É impossível o poder humano vencer o poder de satanás.

3. Satanás, porém, não resiste o avanço do reino de Deus no poder do Espírito Santo que Ele usou para avançar o reino de Deus.

II. Como Jesus, nós também podemos avançar o reino de Deus no poder do Espírito Santo
(Atos 1.3-5, 8).
A. Jesus prometeu a Seus discípulos – e a nós – o mesmo poder do Espírito Santo que Ele usou para avançar o reino de Deus.

1. Depois da ressurreição, Jesus continuou a ensinar Seus discípulos sobre o reino de Deus.

2. Jesus enfatizou que eles iriam avançar o reino de Deus através do poder do Espírito Santo
(vv 4-5, 8).

a. O Espírito Santo é tão importante que Jesus os instruiu a esperar até que O tivessem recebido
(v 4).

b. Ele explicou que eles iriam receber o poder do Espírito Santo sendo batizados no Espírito
(v 5, 8).

c. No dia do Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre eles e eles foram cheios da Sua presença e poder como Jesus tinha prometido
(At 2.1-4).

d. O resto do livro de Atos mostra como a igreja primitiva avançou o reino de Deus no poder do Espírito Santo.

B. A promessa do Espírito Santo é para nós hoje como foi para os discípulos primitivos.

1. Pedro declarou que a promessa do dom do Espírito Santo é para todo mundo
(Atos 2.38-39).

C. Nós ainda estamos numa guerra contra os poderes demoníacos.

1. Muitas pessoas no mundo hoje estão oprimidas e em escravidão pelo pecado e pelo poder de satanás.

2. A única esperança para o mundo é uma igreja capacitada pelo Espírito e capaz de avançar contra satanás.

D. Hoje nós precisamos crer na promessa de Cristo e Lhe pedir que nos encha com o poder do Espírito para avançarmos o reino de Deus.

1. Se nós formos cheios do Espírito, nós também proclamaremos com poder o evangelho e veremos o reino de Deus vir em poder.

2. Se nós buscarmos ser cheios do Espírito, Deus vai operar através de nós para libertar os cativos e avançar Seu reino como Ele fez através de Jesus
(João 14.12, 16-17).

Conclusão e Apelo
1. Venha em fé e se entregue para avançar o reino de Deus.

2. Se nós pedirmos a Deus, Ele nos encherá com o poder do Seu Espírito e nos capacitará para avançar Seu reino
(Lucas 11.9, 13).



Nenhum comentário:

Postar um comentário