Parábola da Dracma Perdida
Parábola da Dracma Perdida (ou Parábola da Moeda
Perdida) é uma das mais conhecidas parábolas de Jesus, apesar de aparecer em apenas um dos evangelhos canônicos. De acordo com Lucas
15:8-10, uma mulher procura uma moeda
perdida. Esta parábola é parte de uma trilogia sobre a redenção que Jesus conta
depois que osfariseus e
os líderes religiosos o acusam de receber e compartilhar suas refeições com
"pecadores"1 .
As outras duas são a Parábola da Ovelha Perdida e a parábola do Filho
Pródigo.
Narrativa bíblica
A mulher em busca
da dracma perdida.
Gravura no livro Heroines of the Bible
in Art.
“
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«Ou qual é a mulher que, tendo
dez dracmas e perdendo uma, não acende a candeia, não
varre a casa e não a procura diligentemente até achá-la? Quando a tiver achado,
reúne as suas amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos
comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.» (Lucas 15:8-10)
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”
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Interpretação
Joel B.
Green observa que a mulher
descrita é uma camponesa pobre e as dez moedas de prata, correspondentes a dez
dias de salário, "provavelmente
representam a poupança da família"2 .
As moedas também podem ter sido o dote da mulher, vestida como uma ornamento3 4 . Ambas as teorias podem ser verdade, pois explicam a urgência da
busca da mulher e a extensão da sua alegria quando a moeda que falta é
encontrada.
Como a Parábola das Dez Virgens, esta é uma parábola sobre mulheres que se segue imediatamente após - e
chega na mesma conclusão que - uma parábola anterior sobre homens5 .
No original emgrego, os "amigas e vizinhas" são
também do sexo feminino6 .
Green sugere ainda que o convite para as "amigas e vizinhas"
pode refletir uma refeição de celebração, que lembra as refeições que Jesus é
acusado de compartilhar com os "pecadores"2 .
A atividade diligente da mulher na busca pode simbolizar a atividade de Jesus
próprio ou de Deus Pai3 . A alegria dos anjos entende-se como a alegria junto com Deus4 .
Qual o significado da
mensagem da Dracma Perdida?
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A
parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10)
para ser melhor compreendida precisa ser lida à luz das outras duas a da
Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a denominada do Filho pródigo (Lc 15,11-32),
uma vez que ela está no meio destas duas. Ela é relatada unicamente em Lucas.
Há uma intenção do redator em apresentar o relato desta forma em que o amor
misericordioso de Deus é apresentado de forma progressiva.
Vejamos na primeira parábola da Ovelha
perdida Jesus a propõe com a intenção de mostrar que Deus se preocupa com
qualquer ovelha que se perde do seu rebanho, em que ele vai a procura até
encontrá-la. Deus não desiste dos que dele se afastam. Veja bem como termina no
v. 7: haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por
noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. E na última
parábola proposta por Jesus do filho pródigo, o pai fica ansioso e feliz
pela volta do seu filho mais novo que pediu os bens a que tinha direito, gastou
tudo que volta arrependido querendo apenas ser como um empregado do pai. Nesta
parábola Deus é apresentado como um pai amoroso e que se alegra com a volta dos
filhos que dele se afastam e por isso se rejubila e faz festa. A volta para
Deus precisa ser muito bem comemorada. Veja como termina no v. 32: “era preciso
que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque este teu irmão estava morto e
reviveu, estava perdido e foi achado”.
Na
parábola da Dracma perdida é a menor moeda que se perde. Deus é comparado com a
mulher que se preocupa em procurar o que se perdeu não importando o seu valor.
Ela tinha 9 moedas e se empenha ainda em procurar a outra. Acende a lâmpada,
varre a casa, e a procura diligentemente faz uma verdadeira faxina, não deixa
um só canto sem ser revistado em busca da pequena moeda que se perdeu. Quando a
encontra reúne as amigas e pede que se alegrem com ela. No v. 10 Jesus afirma:
“de igual modo há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se
arrepende”. Quando alguém peca se afasta de Deus, é como se escondesse de Deus,
por isso essa afirmação de Jesus. A respeito de se esconder de Deus, veja o que
fizeram Adão e Eva quando desobedeceram a Deus em Gn 3,8
(Gn 3, 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no
jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor
Deus, entre as árvores do jardim.).
Veja também como Deus vai novamente conquistar seu povo que dele se tinha
afastado Os 2,14 (Os 2, 14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o
deserto, e lhe falarei ao coração.),
em que Deus atrai seu povo para si, o leva ao deserto e lhe fala ao
coração.
Percebemos uma graduação e
especificação na busca de Deus pelos que dele se afastam. Se na da Ovelha
perdida é a alegria de Deus por encontrar uma ovelha que se perdeu
(qualquer um/uma do rebanho), na da Dracma perdida é a alegria pela menor das
moedas que é encontrada (pelo ser humano considerado como menor ou mais pequeno
= pecador) e na do filho pródigo a alegria e a festa por um filho (alguém que é
da sua família), que se arrepende e retorna.
Que Deus nos ajude para que saibamos
nos deixar iluminar por sua Palavra e por sua Luz e que quando for necessário
também ir à procura daqueles que estão afastados dele, do seu caminho, da
justiça, da paz, da fraternidade e do amor que unem e são a expressão da
verdadeira vida cristã.
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